Festa Nacional da Maçã deve acontecer ou não em 2012?
Na noite desta quarta-feira, em São Joaquim, lideranças políticas e empresariais se reúnem para decidir sobre a Festa Nacional da Maçã.
No ano passado, com o cancelamento da edição de 2011, ficou proposta a realização do evento em 2012, confirmada pela Prefeitura e pelos empresários envolvidos no setor da maçã.
Há poucos dias, a então prefeita Marlene Kayser falou da possibilidade de novo cancelamento.
A comunidade de São Joaquim e o restante da Serra não aceitam tal hipótese.
Afinal, a Festa é o grande momento dessa boa terra, e que na sua tradição, consegue projetar e valorizar a bela cultura nela existente.
Portanto, os problemas políticos de São Joaquim, não podem e não devem interferir na organização deste magnífico evento, reconhecido em todo o Estado.
É preciso, nesta hora, ter, acima de tudo, compromisso e respeito com a comunidade, e tais lideranças políticas e empresariais, provarem serem de palavra, e além disso, corajosos.
O Município de São Joaquim e seu povo não merecem tamanha desfeita, se decidirem pelo não.
Mobilizem-se, organizem-se, montem a Comissão Central Organizadora e não esmoreçam.
Tenho certeza de que a decisão vai repercutir no Governo, que não vai se negar no apoio financeiro, e nem bons patrocinadores vão virar as costas. A Festa da Maçã, não nasce hoje, e sim renasce. Tem uma longa história a ser preservada.
Hora de dar a volta por cima
Não escrevo isso tudo para tornar os líderes heróis, mas para mexer com os brios dessas pessoas que não podem se esquecer que representam um povo que tem se envergonhado em função das mazelas políticas.
Este mesmo povo não pode agora sentir outra vergonha, a de não poder contemplar o seu maior evento, que, aliás, trás em sua história, um orgulho imenso.
Decidam pelo sim e podem contar com o apoio de toda a sociedade de São Joaquim, e da imprensa, acredito. De minha parte, nem precisam pedir.
Meu forte abraço, à comunidade joaquinense.
Paulo Chagas para Agência de Notícias São Joaquim Online

















Sobre a festa nacional da maçã. Acho que temos que pedir ajuda aos carma o Dr.Téio, este não ficava pensando se teria que fazer a festa ou não.
Uma vez que foi excluída da nova gestão da senhora prefeita, achou um pretexto para falar mal da mesma, comentário infeliz, pois a estrada é municipal e ninguém foi beneficiado.É óbvio que tanto na safra do gado e da maçã é preciso de estrada boa, mas a quantidade de maçã transportada é muito maior que a do gado. É muito inapropriado ficar citando o nome de pessoas que já não estão entre nós, que não podem expressar sua opinião. Espero que a indignada vá achar o que fazer e deixe os outros trabalharem em paz.
A respeito da festa da maça acredito que deve acontecer dentro das possibilidades financeiras que o municipio e o estado dispoem.Mas bem o que fez estar aqui mesmo postando meu comentário não é a festa ,mas sim o caos que se encontra o atendimento na saúde.Na madrugada de quinta para sexta precisei do atendimento do samu,pois minha mãe tem graves problemas de saude e foi ai que me deparei com a falta de atendimento do samu,so no meu cel tem sessenta chamandas sem ser atendida fora as que fiz do telefone residêncial,sei que a central esta localizada em Lages quero saber se há so uma atendente no plantão para atender varios municipios??E o que foi pior depois de longas tentativas fui atendida mas com a informação de que São Joaquim esta com o carro do samu QUEBRADO,então autoridades esta na hora de voceis se preocuparem com a saúde e o bem estar da população ao invés de estaram se preocupando com coisas mais surperfulas.quero e acredito que as autoridadse ajam,, cumpram,seus deveres,não so comigo mas com a população em geral.ATENDIMENTO A SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR!!!
engraçado!querem cortar gastos,ninguêm fez nada até agora tem estrada no município que a [8]oito anos não vê uma maquina da prefeitura,então deve ter verba sobrando,ou estão investindo em outras areas que eu não sei; Acho que a festa deve ser feita sim, ou vai acabar mais essa?
Será uma grande vergonha a festa não acontecer mais um ano aff. Não falo isso por mim e sim pela cidade,
pois já não tem muita coisa de interessante aqui mesmo e sem mais um ano de festa ai sim São Joaquim vai mais pra trás, pois éh unica coisa ki deixa a cidade movimenta, sorte ki tem o friu e a neve ki vem por natureza pq se depender dos politicos não acontece nada de bom.
Ahhh e com festa ou sem festa os buracos das ruas ficam cade vez pior…
Djalma Jorge Parabéns pelo seu comentário.
Se as autoridades responsáveis pela cidade não tomarem uma iniciativa depois de alguns comentários desses realmente não tem Amor a São Joaquim. Aff fala sério
Eu já disse, e repito, está na hora de São Joaquim fazer um estágio com o pessoal de Gramado, aprendender o que é o turista e o que é o turismo, e não tratar Gramado como uma rival, pois no jogo dessas duas equipes, quem perde é São Joaquim, e de goleada….
Concordo plenamente. Lá em Gramado existe uma parceria com o SEBRAE e o governo da cidade. A região é movimentada o ano todo com eventos diversos.
e quem vai ser o diretor?o pablo de novo??a não!!ele foi p rua também, kkkkdeve ta arrumando uns baile uma vez por mês p tocar para pagar o onibus e carro novo que ele comprou, kkkk!!
Porque que ao invés de gastos com a festa, não cancelam logo isso e investem o dinheiro em melhorias pra cidade que esta precisando? Algo mais útil, que sirva para toda a população, não uma mísera festa com uma programação “lixo” que vem acontecendo nos anos.
parabens Bruna, vc em poucas palavras disse tudo
quanto a festa, penso q ela deve ser feita, mas, BEM FEITA…
quanto a tal estrada do indignado, penso da seguinte maneira: não é a primeira vez, nem tão pouco, será a ultima q isto acontece. (Se houve como disse, e tbm essa não é a unica estrada q isso acontece (ou aconteceu).
O fato é: qualquer um, mas qualquer um mesmo q vá ao poder necessita (como diria na minha terra), prometer uma vela pra cada santo, ae na hora de pagar, são muitas os santos, e as velas faltam… Isso é normal!!! temos q nos conformar! aliás, não!!! amigos, em outubro vamos aprtar aquela teclinha [BRANCO]. um grande abraço.
Olá Zé Ninguém
Concordo com o que vc está dizendo. Também acho que devemos repensar as nossas escolhas diante das urnas.
mas também acho fundamental (como diz no popular) colocar a boca no trombone. Enquanto tiver forças eu vou reclamar… sempre, de tudo que eu acho errado e injusto. Pois comodismo e apatia também são armas usadas pelos políticos corruptos e sem vergonha.
Pode me chamar de sonhador, mas um dia a verdade há de prevalecer.
Ah… convido você a ir conhecer a estrada em questão. Responda a este coment que levarei você até lá.
Não é preciso ser economista, para saber que esta festa deixa um rombo de pelo menos cinco milhoes de reais na economia do municipio. Nossa cidade precisa de coisas muito mais importantes que esta festa. E festejar o que? Os buracos? A segurança? O granizo? O preço da maçã? Na situaçâo atual; pensar em festar, é coisa de gente que não tem nenhum compromisso com dias futuros. É claro que para ganhar votos é otima pois agrada a parte da população que não se importa se nos dias seguintes vão ter dinheiro para comer e pagar as contas, e que são maioria em SJ. Desculpem mas é o que eu penso.
A Festa pode ser feita, menos dias estrutura menor e pararelo a Nevada da Cançaõ pouco gasto e publico fiel…
O lema da prefeita não é cortar gastos?? Foi isso que foi dito na chamada de professores ontem na casa da cultura.Ofereceram no edital 20hs, e na chamada aparecia apenas 10hs, quando aparecia… pois juntaram o mesmo professor para dar aula de história e geografia e ciencias e artes também, e com isso cortaram as vagas dessas disciplinas pela metade, sem nenhum critério de qual área “merecia”ser chamada primeiro, foi feito aleatório, prejudicando muitas pessoas que precisam trabalhar e sustentar suas famílias, além do mais os alunos sairão prejudicados, pq se vc é professor de artes vai ter que ensinar Cências, imagine???? Mude o que tem que mudar, mas não para pior.Oprofessor não teve opção, teve que engolir, mesmo sabendo nada da matéria que irá lecionar. q pouca vergonhaa!A prefeita como uma educadora deveria incentivar a educação, pelo menos deixasse como estava, cada um na sua área. Sendo que essa mudanças foram feitas pela prefeita agora, indo contra o EDITAL. O ministério público deveria investigar. Se a educação que é a base de tudo está desse jeito, diminuindo tudo, fazendo um carnaval nas escolas…então festa de Maçã nem fale!!
vc esta certa isso passou dos limites.
até que enfim um comentário sensato e cerente, oq vc disse indignada, tds queriam dizer, pena q muitos tem medo, deveriam se unir até a promotoria, querem economizar, porq não economizam no salário deles, economizaria bem mais……………..
tu ta com uma baita de uma dor de cotovelo,va cuidar da nevasca joana.
Eu o q?
Dor de cotovelo por que?
Não estou com dor de cotovelo… seja la o que vc quis dizer com isso.
A nevasca também não tem nada a ver com isso. se tem algum problema comigo abandone o uso de pseudônimos e o anonimato da internet e me procure pessoalmente.
Sempre a disposição
Joana Costa
O povo joaquinense mereçe essa festa, dona Marlene vc como prefeita da cidade mais a dona Solange da SDR tem a obrigação de fazerem essa festa.
Procurem ajuda com a iniciativa privada e pública muitas empresas ajudam nesse tipo de festa.
Boa sorte.
Queria aproveitar este espaço para falar da hipocrisia de nossos políticos. Exemplo disso é quando a prefeita Marlene, pretendendo conseguir o apoio político de uma determinada família, que ajudou a conseguir o cargo de prefeita que ocupa hoje, prometia fazer a estrada municipal que há mais de 11 anos não recebe manutenção. Estou falando da estrada que liga as localidades da Estancia do Meio, até o arvoredo, passando pelos terrenos de Enedino Nunes, Verginia Goulart Nunes, Zélia Maria Nunes e Rosilda Goulart Nunes Bolzan.
Assim que ocupou o cargo ela começou a fazer a estrada da Estancia do Meio até a entrada da propriedade de Garibaldino Rodrigues Nunes, até onde a estrada foi feita. Porém justamente na parte mais problemática, a parte mais intransitável do trecho, que vai até a ponte sobre o Rio São Mateus permanece sem receber qualquer tipo de atenção.
A extensão da estrada que precisa urgentemente de concerto foi completamente ignorada. As máquinas da prefeitura ficaram por dias na região e foram embora deixando para trás poucos metros, justamente os mais complicados, sem arrumar. O trabalho poderia ter sido feito em poucos horas. Começo a acreditar que este fato deixa claro que o que está havendo é algum tipo de perseguição.
A proprietária Verginia afirma que procurou a prefeita, para questionar porque as máquinas não chegaram até o final do trecho, impedindo-a de chagar em sua propriedade, e recebeu como resposta a justificativa que é preciso priorizar a safra da maçã, esquecendo-se que a safra do gado também é escoada nesta época do ano. Além disso, os animais precisam de tratamento e para isso os caminhões precisam passar pelo local para levar o sal e vacinas, coisa que está sendo feita no lombo de mulas.
Os proprietários estão perdendo a paciência de esperar a chagada de um gestor publico ao poder que vá além das promessas. Solicitamos aos meios de comunicação vão até o local façam fotos, vídeos e mostrem para o publico a triste realidade em que estes produtores, fruticultores e pecuaristas, têm enfrentado.
Será que isso se deve porque as proprietárias Verginia, Zélia e Rosilda são irmãs de Ana Mariza, uma certa professora, que assinou um certo documento para cassar um certo prefeito? Será que estão misturando as coisas? Sinto que a família do falecido Rosalvo Nunes foi usada, e agora foi esquecida. Já que depois que se alcança o poder o importante é lutar para permanecer por lá. Marlene se esqueceu que diante de diversas testemunhas prometeu as irmãs que faria a estrada, em honra a memória de Rosalvo Nunes, que sempre alegou ser seu amigo. Falsa!
Estas pessoas foram friamente usadas com objetivo se se alcançar o poder. Destaco que a estrada em questão é municipal e os apelos dos proprietários foram veemente ignorados pelo prefeito Téio, José Nérito e agora Marlene Kayser.
Sendo assim também lembro do seu Enedino, que não tem nada a ver com a história e também está sendo prejudicado. Esclareço que não quero um favor, ou troca de favores, mas sim que a estrada em questão É UM DIREITO e uma NECESSITADE das famílias para poderem continuar trabalhando, que há muito tempo vêm sendo negados.
E VCS ACREDITARAM NA DONA MARLENE
E VCS ACREDITARAM NA DONA MARLENE?????????????? KKKKKKK
SE NÃO ME ENGANO FOI ESTA TAL DE ANA MARIZA QUE FEZ COM QUE A CASSAÇÃO AO PREFEITO COMEÇASSE, E QUEM TERIA INTERESSE NISSO???? A DONA MARLENE CLARO, ELA É A VICE E SEMPRE SERÁ, POR QUE NÃO TEM VOTO, TIROU O PREFEITO COM CONXAVO POLITICO ENTÃO ATI A RESPOSTA PRA VCS QUE APOIARAM ESTA POUCA VERGONHA, E ISSO MINHA SENHORA É SÓ O COMEÇO.
meu caro luiz dutra
eu nunca confiei nela.
Mas é exatamente isso que estou tentando explicar no texto acima.
Que Marlene usou Ana Mariza e agora, depois de conseguir o seu intendo, ignora a família dela.
DEIXO CLARO: A Ana Mariza concordou com a pouco vergonha, mas a família dela, que não tem absolutamente nada a ver com a história é que está sendo prejudicadas. Inclusive a senhora Rosilda Bolsan, uma das proprietária prejudicadas em questão nem se quer reside em São Joaquim e não tem interesse nenhum na poticalhada porca desta cidade.
Pobre A.E.O., se voce acha que SÃO JOAQUIM é uma m…., e se voce é ou mora em nesta cidade, por favor pegue sua trochinha de roupa suja e vá morar na caixa prego( para não mandar para outro lugar).
Eu sou JOAQUINENSE e tenho muito orgulho desta cidade, mesmo com os seu proplemas.
No inicio de janeiro deste ano, tive o prazer de passar por São Joaquim, encontrar e abraçar velhos amigos e rever lugares da infancia.
Se voce é um recalcado, por favor, fique quieto e tenha a coragem de se identificar.
a unica coisa q ainda se pode dizer q é bom querem cancelar a festa da maca sera q as autoridades nao pecebem q o nome de sao joaquim se tem por causa da mesma( festa da maca)vamos usar um pouco a cabeca;pois é o q a nossa gente tem de melhor se toquem por favor
Deve sim acontecer pq ano passado ja não teve nh, dai mais esse ano naum ter,Aff:@
Que cidade mais ruim essa ta perdendo para Urubici :@:@….
É uma m…. essa cidadee……etc
A festa da maça deve ocorrer sim pelos seguintes motivos:
1 – É um evento conhecido nacionalmente que traz turistas do brasil todo;
2 – Somos uma cidade turística e necessitamos de atrativos para atrair cada vez mais turistas para que visitem nossa região, movimentem a nossa economia e se encantem pelas nossas belezas naturais;
3 – Somos uma das 3 cidades indutoras do turismo e com o cancelamento novamente deste evento estaremos prejudicando nossa avaliação junto ao Ministério do Turismo, pois estamos renunciando a nossa vocação;
4 – A festa não deve ser pensada apenas se será lucrativa para a prefeitura ou não e sim para a sociedade como um todo, com a realização da festa empregos são criados, o comercio vende mais gerando por sua vez mais impostos que serão reinvestidos no município;
5 – Não podemos deixar que nosso município seja esquecido, devemos cada vez mais divulga-lo;
6 – Se a festa for bem organizada e sem desvios não há motivos para que não aconteça, além do impacto economico também devemos considerar o aspecto do orgulho em ser joaquinense que precisa ser reavivado em nossa sociedade;
7 – O preço baixo da maçã e o granizo nos pomares configuram-se como motivo relevante para a realização da festa pois estaremos gerando renda a sociedade e fortalecendo nosso produto.
Enfim espero que a sociedade apoie a realização da festa, perderemos muito mais sem ela do que com ela…
Olá amigos de São Joaquim/SC,
É com tristeza saber que políticos estão querendo acabar com a Festa da Maçã da Cidade. Estive na região da Serra Catarinense ano passado e gostaria muito de conhecer o evento. Inclusive já estou me programando para a viagem.
Um forte abraço ao povo de São Joaquim
Thiago Jr
Recife/PE