Variedades

Mães devem ter cuidados com alimentação e vestuário dos filhos no outono

Cuidado com alimentação das crianças

Por Artur Hugen

Neste período do ano as crianças são mais suscetíveis às gripes, resfriados, asmas bronquites, pneumonias e viroses. É preciso dar bastante líquido, alimentação adequada, vesti-los de forma coerente e levá-los regularmente ao médico

 

O outono, estação climática que antecede o inverno, iniciou no Brasil no dia 20 deste mês, predominando até 20 de junho, em 2014. É caracterizado por quedas na temperatura, com oscilações amenas, frentes frias regulares, diminuição da umidade do ar, noites mais longas que os dias. Cuidados com a alimentação e o agasalhamento das crianças são necessários. A Secretaria de Saúde de Lages apresenta uma série de dicas aos pais e responsáveis.

 

A secretária de Saúde, Cristina Subtil, diz que neste período do ano as crianças são mais suscetíveis às gripes, resfriados, asmas bronquites, pneumonias e viroses. “Nós temos de ter muito cuidado, dar bastante líquido, alimentação adequada, vesti-los de forma coerente e protetiva, e levá-los regularmente ao médico”, pondera a secretária, especialista em pediatria.

 

O Sol, nesta época do ano, está mais distante da Terra. “Ele aquece pouco. Nosso vento é muito frio. E, se as crianças passarem muito frio, a imunidade baixa e então se instalam as doenças”, reitera, ao comentar que, “como nós, mulheres, estamos cada vez mais inseridas e atuantes no mercado de trabalho, temos de deixar as crianças nas creches, que são ótimos lugares onde há bons profissionais para cuidarem de nossos filhos. Mas temos de lembrar que quem deve educá-las são o pai e a mãe. Temos de lembrar de não deixá-los nas creches de forma confinada, orientá-los e sempre administrar comidas saudáveis”, alerta.

 

Alimentos suculentos e nutritivos

 

A maioria das colheitas agrícolas ocorre nesta época do ano, quando alimentos nutritivos e suculentos são até mais baratos do que em outras estações do ano. Entre os alimentos típicos do outono estão tangerina, abacate, caqui, maçã, mandioquinha, abobrinha e berinjela. A tangerina é fonte de fibras e de vitaminas A, B1 e C, e sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, também encontrada na laranja, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C ajuda também a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro presente em outros alimentos.

 

Líquidos como os chás e sucos naturais de frutas, assim como vitaminas com leite e água, ajudam a hidratar o corpo. Ensopados e legumes contribuem para a dieta. Feijão e carnes cozidas podem ser misturados com abobrinha, agrião, almeirão, berinjela, brócolis, chuchu, espinafre, jiló, nabo, repolho, rúcula, entre outros. Arroz, macarrão e batatas são complementos para os pratos desta estação.

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