EspecialGeralSerra Catarinense

Parque Nacional de São Joaquim poderá mudar de nome

Parque Nacional de São Joaquim

Por Artur Hugen

Esta semana, o Parque Nacional de São Joaquim recebeu novamente alunos dos ensinos fundamental e médio dos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Orleans e Urubici. A iniciativa faz parte da estratégia dos conselheiros e servidores do parque para estudar a possibilidade de alteração do nome da unidade de conservação (UC) federal. Para analisar a possível modificação, foi viabilizada a divulgação do parque junto às escolas e comunidades, buscando propostas para a mudança.

Na época em que foi criado, Bom Jardim da Serra, distrito da cidade de São Joaquim, apresentava a maior parte da área da UC, por isso o reconhecimento. “Com sua emancipação, a nomenclatura perdeu seu significado mais forte e a população dos municípios que compõem a unidade reivindicam a alteração de seu nome”, explica Michel Omena, chefe do parque.

Aproveitando o debate, a equipe de servidores do parque tem divulgado o que é uma unidade de conservação, sua função perante a sociedade e a importância do Parque Nacional de São Joaquim para a região. Desde fevereiro estudantes da região estão visitando a UC para debater esta proposta e, como resultado, o parque tem se tornado mais conhecido, além de ser utilizado como tema de trabalhos em sala de aula.

Segundo o chefe do Parna de São Joaquim, “já foi possível perceber que mais de 50% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio nunca visitaram o principal atrativo da UC, o Morro da Igreja, de onde se avista a Pedra Furada, além de o local ser o limite de três dos municípios que compõem o parque”.

O Conselho Consultivo do Parna instituiu, em novembro de 2013, Grupo de Trabalho (GT) com um representante de cada um dos quatro municípios que compõem o parque para estudar a possibilidade de alteração do nome da unidade.

“O GT está animado com o resultados alcançados, sendo seu principal reflexo a divulgação do parque entre os alunos das escolas do entorno e, consequentemente, em toda comunidade”, ressaltou Michel Omena.

O Parque

O Parque Nacional de São Joaquim é unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O acesso ao parque se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra (SC). Também tem áreas dentro do parque os municípios de Orleans e Grão Pará, na parte de baixo da serra do Mar.

A criação da unidade, em 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de matas de araucárias, que se encontram dentro de seus 49.300 hectares. Mais informações no site da unidade.

De acordo com Kátia Torres, poucas revistas tratam de experiências de manejo voltadas à tomada de decisão, consolidando conhecimentos e experiências. “O objetivo é divulgar e discutir estratégias de conhecimento, conservação e manejo da biodiversidade brasileira e das UCs. Além disso, os artigos registram a base técnica do estado de conservação das espécies, disponibilizando os resultados científicos do processo de avaliação estabelecido por meio de análises consolidadas por pesquisadores com experiência em taxonomia, ecologia e conservação”, afirma a editora-chefe da BioBrasil.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close