Serra Catarinense

Rota cênica entre as Serras do Rio do Rastro e Corvo Branco

Rota Cênica

Nina Velho para Agência São Joaquim Online

Projeto criará rota cênica entre as Serras do Rio do Rastro e Corvo Branco

A região no entorno das Serras do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, e Corvo Branco, em Urubici, dois dos principais atrativos turísticos naturais de Santa Catarina, irão integrar a Rota Cênica Serra Catarinense. O projeto, que visa estruturar um roteiro envolvendo nove municípios, iniciou sua primeira etapa esta semana, com a realização de reuniões para o levantamento e coleta de dados. Nesta quarta-feira, 02 de abril, o encontro técnico foi em São Joaquim, com a participação de representantes da Biosfera (proponente do projeto), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, Santur, Prefeitura e Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau.

A rota envolverá os municípios de Urubici, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Rio Rufino e Bom Retiro. Levando em conta a riqueza natural, histórica e cultural da região, o projeto propõe medidas de conservação da paisagem, estruturas para recepção dos visitantes, melhoria da estética e segurança das estradas, apoio à infraestrutura associada e desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo.

O objetivo é valorizar os elementos que formam a paisagem, contribuindo para a qualidade turística do trajeto, que terá entre seus atrativos a natureza exuberante, fauna, flora, rios, cascatas, inscrições rupestres, gastronomia, frutas, vinhedos, vinícolas, patrimônio histórico, cultura, ecoturismo, turismo de aventura e de contemplação. “Estruturar os caminhos, destacando as características locais, vai fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios através de um turismo sustentável”, destacou a secretária regional, Solange Scortegagna Pagani.

O diretor da Biosphera, Ike Gevaerd, explica que após a etapa de coleta de dados nos municípios envolvidos, serão promovidas oficinas de trabalho para o desenvolvimento de conceitos arquitetônicos, elaboração de mapas e levantamento das necessidades de infraestrutura turística ao longo da rota como paradouros, mirantes e outros equipamentos. “O resultado será a construção de um caderno com diretrizes e metas para ordenamento territorial da área por onde passará a Rota Cênica. Este plano, que deve ficar pronto até outubro deste ano, vai auxiliar também os municípios na elaboração e execução de projetos de infraestrutura ao longo do trajeto”, afirmou Ike.

O projeto Rota Cênica Serra Catarinense conta com apoio de empresas privadas e institucional do Governo do Estado, através da Santur e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR.

 

Related Articles

1 thought on “Rota cênica entre as Serras do Rio do Rastro e Corvo Branco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close