Notícias

07 de Abril – Dia Mundia de Saúde

saúde

Edilacelba Carbonar – Responsável Vigilância Epidemiológica de São Joaquim para Agência São Joaquim Online

PEQUENAS PICADAS, GRANDES AMEAÇAS

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Foi escolhido para a comemoração o dia 07 de abril, dia em que foi criada a Organização Mundial da Saúde, a escolha da data aconteceu na primeira Assembleia Mundial da Saúde em 1950.

O objetivo da comemoração é conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem.

Este ano o tema central escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são as doenças transmitidas por vetores. Estas doenças são transmitidas aos humanos por organismos que transportam vírus, parasitos e bactérias.

Na Região das Américas as doenças transmitidas por vetores de maior importância epidemiológica são a malária, dengue, doença de chagas, leishmaniose, filariose, esquistossomose e tracoma.

As doenças de transmissão vetorial são responsáveis por uma alta carga de morbidade e mortalidade especialmente nos países mais pobres, causando ausência escolar, aumento da pobreza, diminuição na produtividade econômica e sistemas de saúde sobrecarregados com procedimentos de alto custo.

Como forma de se prevenir, é importante levar em consideração algumas medidas de proteção como: uso de roupas que protejam pernas e braços contra picadas de insetos, instalação de telas em portas e janelas cobrir recipientes onde é armazenado água, não deixar água parada, manter o lixo acondicionado de maneira adequada evitando o acumulo, manter a higiene da casa, guardar alimentos em local onde dificulte o acesso de roedores, cuidado com terrenos baldios.

A Organização Mundial da Saúde define a saúde como: ¨ um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de afecções e enfermidades.¨

A saúde é portanto um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um usufruí-lo individualmente, sem prejuízo de outrem e solidariamente com todos. (Almeida Gouveia).

Uma das várias formas de garantir a saúde de um povo é dando condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganho suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Ao divulgar informações sobre higiene, doenças, lixões, destino adequado do lixo, controle de insetos, realiza-se o trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close