Amures

Emenda impositiva garantirá compra de calcário para a região da Amures

Calcário para a Amures

Por Oneris Lopes

A pressão dos prefeitos e as cobranças dos secretários municipais de Agricultura por recursos federais para aquisição de calcário finalmente está surtindo resultado. O deputado federal Celso Maldaner confirmou ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Forsema), Moisés Sivian semana passada, em Brasília, a destinação de R$ 1.8 milhão da sua cota das emendas impositivas.

Desde o ano passado os prefeitos tentam sem sucesso, apoio federal para complementar a ajuda especialmente os agricultores familiares na correção de solo. O estado liberou em 2013 para a região da Amures 43 mil toneladas de calcário, mas foi insuficiente para atender as demandas e foram reivindicadas mais 19.2 mil toneladas. Como a secretaria de Estado não sinalizou com mais calcário, os prefeitos recorreram à Brasília.

Na audiência semana passada na capital federal, o presidente do Forsema teve aceno do deputado para inserir no sistema de convênios federal o projeto de aquisição de calcário. Para o presidente da Amures, prefeitos de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti, as ações tem de se perenes. “Agora com a proposta em vias de ser cadastrada no portal de convênios do governo federal vamos fazer a parte política que é pressionar  que seja empenhada e liberada. Como é uma emenda impositiva creio que não teremos dificuldades”, comentou Edelvânio Topanoti.

Na próxima semana, os secretários municipais de Agricultura serão chamados para reunião do Forsema, onde serão apresentados os resultados da viagem à Brasília.Os encaminhamentos para futura compra de calcário se dará através do Consórcio Serra Catarinense (Cisama) e a previsão é que cada município seja contemplado com R$ 100 mil.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close