Notícias

Jovens rurais das regiões de Lages e São Joaquim iniciam formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo

lagesjovens11

Gerência Regional da Epagri em Lages para Agência São Joaquim Online

No dia 1º de abril de 2014 iniciou a segunda edição do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo com jovens rurais. São 34 filhos de agricultores familiares, entre 18 e 29 anos, que participarão do curso que é promovido pela Epagri das Gerências Regionais de Lages e São Joaquim – meta do Programa SC Rural.

As aulas são em sistema de alternância e acontecem no Centro de Treinamento da Epagri em São Joaquim (CETREJO). Os jovens permanecem três dias a cada mês no CETREJO, onde estudarão conteúdos técnicos da pecuária de leite com base na sustentabilidade ambiental, econômica e social preparando-os para a gestão da propriedade criando alternativas de renda, lazer e cultura.

Serão abrangidos 12 dos 18 municípios da AMURES (Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, lagesjovens21Cerro Negro, Lages, Palmeira, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito e Urubici) que tem na pecuária de leite uma atividade econômica estabelecida ou se fortalecendo.

A dinâmica do curso prevê um tempo de aprendizagem no Centro de Treinamento e um tempo nas propriedades e comunidades favorecendo assim a troca de experiências e o conhecimento de novas tecnologias para agricultura e pecuária. Os jovens e suas famílias têm apoio da equipe de extensistas do seu município antes, durante e após o curso.

Segundo a extensionista da Epagri, Lilian Maria Sbecker, o curso que termina em 23 de outubro de 2014 terá a alimentação e a hospedagem no Cetrejo custeadas pela Secretaria de Agricultura e Pesca com recursos do Programa SC Rural, sendo que o único investimento do aluno é no transporte entre sua casa e a sede do município de origem já que as Prefeituras vão viabilizar o transporte até São Joaquim. “As principais expectativas dos alunos em relação ao curso são aperfeiçoar os conhecimentos em
agropecuária para usar na propriedade, aprender a gerenciar a propriedade e melhorar as atividades da família”, destaca a extensionista da Epagri.lagesjovens31

Os instrutores serão os técnicos da própria Epagri, além de técnicos das instituições parceiras como Fatma, Polícia Militar (Proerd), Secretaria de Turismo (SOL) e Programa de Inclusão Digital Beija Flor da Secretaria de Agricultura.

Além dos alunos e familiares participaram da aula inaugural secretários da agricultura dos municípios, o diretor geral da SDR de São Joaquim, Albanez Souza de Sá, técnicos municipais da Epagri e o Secretário
Executivo Regional do Programa SC Rural, Ademir Ferrari.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close