Política

Agricultores Familiares de São Joaquim se reúnem para avaliar as negociações com o Governo Federal e Estadual

Alexandre Bergamin - Coordenador da FETRAF-SUL
Alexandre Bergamin – Coordenador da FETRAF-SUL

Da Redação São Joaquim Online

 Agricultor começa a planejar as próximas ações.

Os agricultores familiares de São Joaquim e região e as lideranças sindicais se reuniram na tarde desta última terça-feira (22) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para avaliar as negociações com governo Federal e Estadual.

Os agricultores reivindicam principalmente a ampliação e melhorias do plano safra 2014/2015, entre isso as linhas específicas de crédito para a agricultura e políticas de incentivo para a juventude.

A expectativa é que as medidas do governo federal sejam anunciadas ainda no mês de junho. Quanto ao Governo do Estado se espera a contrapartida de 5 mil por família no programa de habitação rural, o Governo sinalizou positivo essa medida há três anos, porém até agora não viabilizou o empenho.

Também há a reivindicação de criar uma Lei estadual de incentivo para as pequenas agroindústrias familiares, que foi um projeto de lei criado pela assembleia e vetado pelo governador. Os agricultores ainda esperam que o Governo estadual volte atrás em sua decisão.

O Terceiro ponto em relação ao Governo do Estado é o pagamento do serviço ambiental, o estado na aprovação do código florestal catarinenses regulamentou o pagamento por serviço ambiental, porém ainda falta constituir o fundo para viabilizar o recurso para repassar ao produtor que reserva o meio ambiente. O Compromisso do governo será de nos próximos 30 dias dará uma resposta para estes impasse.

Alexandre Bergamim coordenador da FETRAF SUL de Santa Catarina considerou positiva esta reunião com os agricultores joaquinenses porque conseguiram fazer uma boa explanação das questões e já planejam a realização de um acampamento da juventude da agricultura familiar em Alfredo Wagner em 16, 17 e 18 de Maio. Com o Objetivo de fazer um debate para a sucessão da agricultura familiar e da juventude rural.

Na primeira quinzena de Agosto a Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Joaquim juntamente com a FETRAF-SUL e as demais entidades parceiras estarão realizando o I Encontro Ano Internacional da Agricultura Familiar em São Joaquim que é uma das cidades com grande potencial da agricultura familiar dentro do Estado de Santa Catarina.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close