Esporte

Lageano conquista vaga para o Pan-Americano de xadrez

xadrez01
Marco Aurélio Zaror Cordeiro Mestre Nacional de Xadrez para Agência São Joaquim Online

O enxadrista da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Luiz Henrique da Silva Bugança, 07 anos (Escola Municipal Professor Trajano), sagrou-se Vice-Campeão Brasileiro de Xadrez, para jogadores até 08 anos, no FENAC-FESTIVAL NACIONAL DA CRIANÇA. Reconhecida como categoria Pré-Mirim, o evento, realizado em Foz do Iguaçú-PR, reuniu 18 (dezoito) enxadristas de 05 (cinco) estados, que disputaram 06 (seis) partidas de 2h30 minutos cada, numa competição oficial da Confederação Brasileira de Xadrez e Prefeitura de Foz do Iguaçú-PR.

A campanha de Luiz Henrique foi de 04 (quatro) vitórias (João Victor Rodrigues, do Paraná, André Gomes, de Santa Catarina, Ruan Melo, da Bahia e Jean Julcá, de Minas Gerais), um empate (contra Lucas Silva, de Minas Gerais) e somente uma derrota, para o Campeão, Vinicius Taishun Lima, de São Paulo. Com o resultado, o lageano irá representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano da Juventude, na Cidade do México (México), entre 17 e 27 de julho deste ano.

xadrez02O Campeonato Brasileiro classificou o Campeão para o Campeonato Mundial (Durban, na África do Sul) e o Vice para o Pan. Para a mãe de Luiz, Luana da Silva, é uma felicidade muito grande ver o filho como segundo melhor jogador do Brasil e classificado para o Pan: “Só posso agradecer ao professor Luciano Justi e ao Mestre Marco Cordeiro tudo que ensinam ao meu filho e o que ele vive hoje ficará marcado para vida inteira”, declara emocionada Luana, Engenheira Agrônoma, que faz Mestrado no CAV e reside em Lages há dois anos, vindo de Francisco Beltrão-PR, onde o filho Luiz aprendeu os primeiros movimentos na escola.

Segundo o Mestre Nacional Marco Cordeiro, está é a primeira etapa de uma caminhada de sucesso do pequeno enxadrista nos tabuleiros: “Atencioso e com uma excelente memória, com muito trabalho e apoio teremos um grande enxadrista para nossa equipe por muito tempo”, afirma Marco, reconhecendo o potencial do pequeno Luiz. Mais quatro enxadristas de Lages competiram no Brasileiro da Criança. Os resultados da equipe Lages Xadrez Clube/FME em Foz do Iguaçú foram:

Luiz Henrique da Silva Bugança (Escola Municipal Professor Trajano) –VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO SUB 8 ANOS (Pré-Mirim)

Clarissa dos Santos Passos (UNIVEST) – 13º Lugar na Categoria Sub 10 anos (Mirim)

Dora Blue do Amaral Bisconsin (Escola Contos de Fadas) 18º lugar na Categoria Sub 10 anos (Mirim)

Yan Henrique Cordeiro (UNIVEST) – 13º Lugar na Categoria Sub 14 anos (Infantil)

Gabriel Copini Souza (Escola Municipal Juscelino Kubitschek) – 13º Lugar na Categoria Sub 12 (Pré-Infantil).

A equipe teve o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Lages, Laboratório BHC, LAFI COSMÉTICOS e amigos do xadrez lageano.O próximo desafio da equipe Lages Xadrez Clube/FME será o Campeonato Catarinense da Juventude, em Jaraguá do Sul, no próximo final de semana, entre os dias 26 e 27 de abril, reunindo os melhores jogadores do estado até 18 anos.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close