Variedades

Porque você foi “desamigado” no Facebook

facebook

Natasha Romanzoti para Agência São Joaquim Online

Dois estudos da Universidade de Colorado Denver (EUA) mostraram o tipo mais comum de amigo que é deletado no Facebook, e quais são suas respostas emocionais a isso.

Ambos os estudos foram baseados em uma pesquisa com 1.077 pessoas realizada no Twitter.

A razão mais comum

No mundo dessa popular rede social, a pessoa que mais recebe o temido clique “desfazer amizade” é o amigo de ensino médio.

Os cinco principais tipos de pessoas “desamigadas” foram:

  1. Amigo da escola
  2. Outro
  3. Amigo de um amigo
  4. Amigo do trabalho
  5. Amigo com interesse comum

“A razão mais comum para ‘desamigar’ alguém da escola é que a pessoa posta comentários frequentementesobre religião ou política”, disse Christopher Sibona, estudante de doutorado no programa de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Colorado Denver. “Outro grande motivo foi a pessoa postar mensagens desinteressantes repetidamente”.

Outro fato que o primeiro estudo descobriu foi que as pessoas muitas vezes desfaziam a amizade com colegas de trabalho no Facebook por causa de suas ações no mundo real, ao invés de por alguma coisa que eles tenham postado na rede social.

Uma razão pela qual Sibona acredita que amigos da escola são os principais deletados da rede é que suas crenças políticas e religiosas podem não ter sido tão fortes quando eram mais jovens. Se elas têm crescido e se diversificado ao longo do tempo, outras pessoas podem passar a não gostar das postagens desse antigo amigo.

“Seus amigos da escola podem não saber quais são suas crenças políticas ou religiosas atuais e você pode ser bastante vocal sobre elas”, disse Sibona. “E, na mídia social, divergências escalam muito mais rapidamente”.

O impacto emocional

O segundo estudo analisou o impacto emocional de ser deletado ou “desamigado” no Face. Sibona descobriu uma gama de reações ligadas a essa ação, de se sentir incomodado a achar engraçado.

As respostas mais comuns a ser “desamigado” foram:

  • Fiquei surpreso
  • Isso me incomodou
  • Achei engraçado
  • Fiquei triste

“O mais forte preditor da reação foi o quão próximo você era da pessoa quando ela te deletou”, disse Sibona. “Você vai ficar mais chateado e triste se o seu melhor amigo desfaz a amizade com você”.

O estudo descobriu quatro fatores que podem prever a resposta emocional de alguém a ser deletado da rede social. Dois fatores previram que um usuário poderia ser afetado negativamente: se a pessoa que o deletou já foi uma vez um amigo próximo, ou se a pessoa deletada monitora constantemente a sua própria lista de amigos.

Dois outros fatores previram que um usuário poderia ser menos afetado negativamente: em caso de dificuldades terem sido discutidas entre as pessoas antes delas se “desamigarem”, e se a pessoa deletada conversou sobre isso com outras pessoas após ter sido “desamigada”.

Não te conheço (mais)

A pesquisa mostrou que é mais comum desfazer uma amizade na rede social com amigos com os quais a pessoa já foi um dia próxima, do que com aqueles que são meros conhecidos.

De acordo com os pesquisadores, apesar da preponderância dos laços fracos em todas as redes sociais online, esta descoberta ajuda a colocar a ‘desamigação’ dentro de um contexto maior de dissolução de relação.

Sibona explica que só existe uma maneira de acabar com relacionamentos digitais – clicar no famigerado botão -, mas as consequências no mundo real dessa ação merecem mais investigação científica. [Phys]

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close