Especial

Exposição Zumblick Iluminado cativa admiradores da artes em São Joaquim

Exposicao Wily Zumblick  (2)

Da Redação São Joaquim Online

Exposição marca novo tempo artístico em São Joaquim

 

Exposicao Wily Zumblick  (3)A Casa do Turista recebeu na noite desta última quinta-feira (01) a Exposição Zumblick Iluminado que trouxe diversas obras de arte do mais refinado estilo e talento do artista catarinense Willy Zumblick. O Evento fez parte das comemorações à Semana do Município em homenagem aos 127 anos de emancipação do município de São Joaquim.

Exposicao Wily Zumblick  (1)A abertura da exposição contou com a presença do Prefeito Humberto Brighenti e da Primeira Dama Rose Brighenti além do Secretário de Turismo Agnelo Pinto e da Diretora de Cultura Natália Martorano. E foi apresentado em ritmo comemorativo com um excelente coquetel regado aos melhores vinhos finos de Altitude e estilizado pela ômega Eventos.

Depois de muitos anos a cidade de São Joaquim, terra de grandes gênios como Martinho e Rodrigo de Haro, finalmente volta ao rol das grandes exposições de arte de Santa Catarina.

Quem foi Willy Zumblick ?

 

Wily ZumblickDe pai alemão e mãe descendente de italianos, iniciou sua carreira ainda jovem. Devido a suas obras e sua posição sócio-cultural na cidade de Tubarão, foi concedida a designação Museu Willy Zumblick ao museu situado na praça denominada com o nome de seu irmão, o historiador Walter Zumblick.

Autodidata, suas obras abordaram, em sua maioria, os aspectos históricos e sociais da gente de sua região.

Foi membro honorário do Rotary Clube de Tubarão, agraciado com o título de um dos 100 rotarianos mais famosos.1

Willy Zumblick faleceu aos 94 anos de idade. Ele sofria de infecção pulmonar e ficou internado durante sete meses no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Morre o mito, mas sua obra é eterna.

Em 2001 foi eleito um dos ” 20 catarinenses que marcaram o Século 20″.

Em 2009 diversas obras suas foram roubadas de sua antiga residência, abandonada desde seu falecimento.

Em 27 de maio de 2013 foram lançados três selos como parte das homenagem aos 100 anos de nascimento de Willy Zumblick.

 

Veja as imagens:

Imagens Dionata Costa

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close