EsporteNotícias

Dia do Desafio 2014 terá a participação de 184 cidades catarinenses

Dia-do-Desafio

Imprensa Sesc-SC  para Agência São Joaquim Online

Na pré-programação estão o lançamento estadual, no dia 15 de maio, no Sesc Pousada Rural em Lages e encontros regionais preparatórios, com a participação de grandes atletas brasileiros. 

O Dia do Desafio acontece em 28 de maio, com a proposta de mobilizar o maior número de pessoas a praticar um esporte ou atividade física.

“Você se mexe e o mundo mexe junto” é o lema do Dia do Desafio, evento mundial que incentiva a prática regular de atividades físicas, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em Santa Catarina 184 cidades vão aderir ao movimento sob o comando de unidades do Sesc, prefeituras municipais e diversas parcerias locais. A expectativa é mobilizar dois milhões de pessoas em todo o estado.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio. Cada município organiza atividades físicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possível para participar. Vencerá o município que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.  A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”. Em 2013, o Dia do Desafio contou com a adesão de 22 países do continente americano, 3.415 cidades e mais de 48 milhões de participantes.

Na quarta-feira, 28 de maio, os catarinenses estão convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Em cada município, o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferente para atrair e incentivar a participação do público.

Lançamento Estadual e Encontros Regionais preparatórios

As cidades inscritas nesta 20ª edição do Dia do Desafio, estão convidadas a participar do lançamento do evento, que acontecerá no dia 15/05, às 11h, no Sesc Pousada Rural em Lages.  O evento terá a participação da atleta Virna, ex-jogadora de voleibol da seleção brasileira. Para reforçar ainda mais o evento, neste ano, o Sesc realiza encontros regionais preparatórios ao Dia do Desafio, com a participação de grandes atletas brasileiros.

Em Tubarão, o evento ocorre no dia 20 de maio, às 19h, no auditório da Acit, com a presença do nadador paralímpico Marcelo Collet. Ele iniciou sua carreira paraolímpica após ser atropelado em um acidente em salvador. Na época, aos 17 anos, o atleta já despontava como promessa do triatlo brasileiro. Superando-se gradativamente, Marcelo investiu na natação paraolímpica colocando-se entre os melhores atletas desta modalidade. Atleta da seleção paraolímpica de natação, ele participa das mais importantes competições internacionais. No seu currículo além de mundiais de natação, estão dois Parapanamericanos (Mar Del Plata e Rio de Janeiro), onde conquistou oito medalhas, sendo 2 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze e duas Paraolimpíadas (Atenas e Pequim), nas quais se colocou entre os oito melhores atletas da sua categoria.

O surfista catarinense Teco Padaratz participará dos eventos em Brusque, no em 21 de maio, às 19hs, no auditório da Uniseb e em Joinville, no dia 22 de maio, às 19h, no auditório da Univille. Teco Padaratz foi o primeiro a conseguir o bicampeonato mundial na história do WQS, vencendo a primeira edição do circuito de acesso para o WCT em 1992 e repetindo o feito em 1999. Atualmente, o catarinense se dedica à música.

No dia 22 de maio, o evento acontece em Florianópolis, às 15h, no Auditório da Fecomércio, com a participação do corredor paralímpico Lucas Prado. Devido à deficiência visual (cegueira total), está classificado nas classe T11 dos corredores paralímpicos. Atualmente, mora na cidade de Joinville,  sendo treinado pelo técnico Amauri Veríssimo, o mesmo de Terezinha Guilhermina que o introduziu no esporte, e corre com o guia Justino Barbosa.  Nas Paraolimpíadas de Pequim 2008, o atleta estabeleceu dois novos recordes mundiais: 100 e 200 metros rasos. Nas Paraolimpíadas de Londres 2012, Lucas recebeu duas medalhas de prata, uma correndo os 100m rasos e outra nos 400m

Em Chapecó, o evento será no dia 23 de maio, às 9h30, no Cine Teatro do Sesc, com a participação do jogador de futebol do Chapecoense, Rodrigo Gral. O atleta começou sua carreira no Grêmio em 1995. Em 1998, foi jogar no Juventude, onde se sagrou campeão da Copa do Brasil. No ano de 1999, retornou ao Grêmio, saindo no final do ano seguinte para jogar no Flamengo, onde ficou até maio de 2001. Em 2002, começou a jogar no Japão, onde fez carreira. Em agosto de 2012, Rodrigo Grahl acertou com a Chapecoense, clube de coração desde a infância. Gral, que nasceu em Chapecó, sempre teve o sonho de jogar na Chapecoense ajudou a equipe a conquistar o acesso da série A.

MOVE Brasil

Em 2014, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que o Brasil sedia os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O Dia do Desafio com essa expansão passa a ter um papel importante de revigorar as parcerias com órgãos públicos e privados, instituições e empresas para promover uma grande mudança no comportamento dos brasileiros. Durante quatro anos, as ações de estímulo ao esporte e à atividade física terão como prioridade o apoio às ações comunitárias, o incentivo à apropriação consciente dos espaços urbanos para prática esportiva e o impulso em direção da integração sociocultural. Neste sentido, o alinhamento de objetivos do Dia do Desafio com a proposta da campanha MOVE Brasil, reforçará a proposição institucional de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).

Cidades catarinenses participantes:
Resultado do sorteiohttp://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade

1             ABERLADO LUZ

2             AGROLÂNDIA

3             AGRONÔMICA

4             AGUA DOCE

5             AGUAS DE CHAPECÓ

6             ÁGUAS FRIAS

7             AGUAS MORNAS

8             ALFREDO WAGNER

9             ALTO BELA VISTA

10           ANGELINA

11           ANITÁPOLIS

12           ANTONIO CARLOS

13           ARABUTÃ

14           ARAQUARI

15           ARARANGUÁ

16           ARMAZÉM

17           ARROIO TRINTA

18           ARVOREDO

19           ASCURRA

20           ATALANTA

21           AURORA

22           BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA

23           BALNEÁRIO BARRA DO SUL

24           BALNEÁRIO CAMBORIÚ

25           BALNEÁRIO PIÇARRAS

26           BALNEÁRIO RINCÃO

27           BANDEIRANTE

28           BARRA BONITA

29           BELA VISTA DO TOLDO

30           BENEDITO NOVO

31           BIGUAÇU

32           BLUMENAU

33           BOCAINA DO SUL

34           BOM JARDIM DA SERRA

35           BOM RETIRO

36           BOMBINHAS

37           BOTUVERÁ

38           BRAÇO DO TROMBUDO

39           BRUSQUE

40           CAMBORIÚ

41           CAMPO ALEGRE

42           CAMPO BELO DO SUL

43           CANELINHA

44           CANOINHAS

45           CAPÃO ALTO

46           CAPINZAL

47           CAPIVARI DE BAIXO

48           CATANDUVAS

49           CERRO NEGRO

50           CHAPADÃO DO LAGEADO

51           CHAPECÓ

52           COCAL DO SUL

53           CONCÓRDIA

54           CORREA PINTO

55           CORUPA

56           CRICIÚMA

57           CUNHA PORÃ

58           CURITIBANOS

59           DESCANSO

60           DONA EMMA

61           ERVAL VELHO

62           FLORIANÓPOLIS

63           FORMOSA DO SUL

64           FORQUILHINHA

65           FRAIBURGO

66           FREI ROGERIO

67           GAROPABA

68           GARUVA

69           GASPAR

70           GOVERNADOR CELSO RAMOS

71           GRAVATAL

72           GUABIRUBA

73           GUARAMIRIM

74           HERVAL DO OESTE

75           IBIRAMA

76           ICARA

77           ILHOTA

78           IMARUÍ

79           IMBITUBA

80           IMBÚIA

81           INDAIAL

82           IOMERÊ

83           IPIRA

84           IRANI

85           IRINEÓPOLIS

86           ITÁ

87           ITAIÓPOLIS

88           ITAJAÍ

89           ITAPEMA

90           ITAPIRANGA

91           ITAPOÁ

92           ITUPORANGA

93           JAGUARUNA

94           JARAGUÁ DO SUL

95           JOAÇABA

96           JOINVILLE

97           JOSÉ BOITEUX

98           LACERDÓPOLIS

99           LAGEADO GRANDE

100         LAGES

101         LAGUNA

102         LAURENTINO

103         LAURO MULLER

104         LEBON RÉGIS

105         LEOBERTO LEAL

106         LINDÓIA DO SUL

107         LONTRAS

108         LUIZ ALVES

109         LUZERNA

110         MACIEIRA

111         MAFRA

112         MAJOR GERCINO

113         MAJOR VIEIRA

114         MAREMA

115         MASSARANDUBA

116         MATOS COSTA

117         MIRIM DOCE

118         MONDAÍ

119         MONTE CASTELO

120         NOVA ERECHIM

121         NOVA TRENTO

122         NOVA VENEZA

123         OTACÍLIO COSTA

124         OURO

125         PAINEL

126         PALHOÇA

127         PALMEIRA

128         PAPANDUVA

129         PARAÍSO

130         PEDRAS GRANDES

131         PENHA

132         PERITIBA

133         PESCARIA BRAVA

134         PINHEIRO PRETO

135         PONTE ALTA DO NORTE

136         PORTO BELO

137         POUSO REDONDO

138         PRESIDENTE GETÚLIO

139         PRESIDENTE NEREU

140         RANCHO QUEIMADO

141         RIO DAS ANTAS

142         RIO DO CAMPO

143         RIO DO OESTE

144         RIO DO SUL

145         RIO NEGRINHO

146         RIO RUFINO

147         RODEIO

148         SALTO VELOSO

149         SANGÃO

150         SANTA CECÍLIA

151         SANTA HELENA

152         SANTA TEREZINHA

153         SANTIAGO DO SUL

154         SÃO BENTO DO SUL

155         SÃO BONIFÁCIO

156         SÃO CARLOS

157         SÃO CRISTOVÃO DO SUL

158         SÃO FRANCISCO DO SUL

159         SÃO JOÃO BATISTA

160         SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ

161         SÃO JOAQUIM

162         SÃO JOSÉ

163         SÃO JOSÉ DO CERRITO

164         SÃO MIGUEL DO OESTE

165         SCHROEDER

166         SIDERÓPOLIS

167         TAIÓ

168         TANGARÁ

169         TIJUCAS

170         TIMBÓ

171         TRÊS BARRAS

172         TROMBUDO CENTRAL

173         TUBARÃO

174         TUNÁPOLIS

175         URUBICI

176         URUPEMA

177         URUSSANGA

178         VARGEM BONITA

179         VIDAL RAMOS

180         VIDEIRA

181         VITOR MEIRELES

182         WITMARSUM

183         XANXERÊ

184         XAXIM

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close