Turismo

Prefeitura de São Joaquim irá distribuir e plantar nas ruas mais de 5 mil mudas de Cerejeiras, Álamos, Plátanos, Ipês-amarelo e Azaleias

Acer

Por Eng° Agr° Cau Bolzani – Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São Joaquim

A Administração Humberto Brighenti e Uladimir Demeciano, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente reativou o Viveiro Municipal no ano de 2013. 

Viveiro começa a produzir as plantas que serão distribuídas ainda este ano
Viveiro começa a produzir as plantas que serão distribuídas ainda este ano

Firmou convênio de cooperação com a EPAGRI, que cedeu duas estufas onde são produzidas mudas para as praças e demais espaços públicos. Na primeira quinzena de junho realizará o plantio de mais de 10.000 mudas de flores. Tem para plantio em 2014 mais de 5000 mudas de Cerejeiras, Álamos, Plátanos, Ipês-amarelo e Azaleias. Vai investir em 2014, mais cerca de R$ 12.000,00 na aquisição de diversas árvores com “potencial outonal”, como exemplo as que constam neste site: https://picasaweb.google.com/Edilson.Giacon/ArvoresDeCorOutonal

Está viabilizando consultoria de paisagista, a mesma que executou o paisagismo da Villa Francioni, para o embelezamento de nossas áreas públicas e que também servirão de base para o setor privado. Consultoria prevista para maio de 2014.

Além disso, na Semana da Árvore (setembro/14) pretendemos realizar o maior plantio de árvores da história de São Joaquim através da parceria entre poder público e sociedade civil: PROTUR, CDL, Lojas Maçônicas, Associação de Moradores do Bairro Santa Paulina, Sindicatos, Cooperativas, ASSEA, NUTASJ, AMAP e demais entidades de nosso município.

Árvores outonais já estão ganhando tamanho para a distribuição
Árvores outonais já estão ganhando tamanho para a distribuição

Pretendemos ainda, em parceria com a Estação Experimental da Epagri, na Semana da Árvore de São Joaquim, através do pesquisador Eng° Agr° Dr. Zilmar, fazer o lançamento oficial das 12 variedades de cerejeiras que florescem de julho a outubro. Cabe lembrar que a Cerejeira foi definida como a árvore símbolo do município.

Todas estas informações foram transmitidas por mim aos presentes no evento onde o colega Eng° Agr° Ronaldo Coutinho fez sua explanação.

Aproveitamos o momento para solicitar apoio do cidadão joaquinense mantendo sua propriedade de acordo com a legislação vigente, reformando e construindo muros, calçadas (passeio), mantendo seus animais domésticos dentro dos limites de seu lote, respeitando os horários de coleta do lixo e também nos informando (32332775) quando o a empresa responsável não coletar o lixo em sua rua ou bairro.

Infelizmente no passado nossa cidade não previu espaço interno nas residências e comércios para construção de lixeiras, sendo necessário a disposição do mesmo na rua para que a coleta aconteça.

Para a Semana do Meio Ambiente de São Joaquim (01/06/14 a 07/06/14) estão previstas a instalação de 20 contêineres de 240 litros que amenizarão este impacto visual. Ainda no mês de maio realizaremos a Audiência Pública para apreciar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (lixo) e desde já pedimos a sociedade que participe. Divulgaremos em breve a data, horário e local.

Ainda para 2014 está prevista a aquisição de uma minicarregadeira que executa serviço de capina e coleta do mato existente em nossas ruas, amenizando a deficiência de mão-de-obra.

Portanto, nós, agora do Poder Público (2013/2016), a exemplo de tantos cidadãos joaquinenses desejamos o melhor para nosso município e temos convicção de que o apoio e a participação serão fundamentais para termos um lugar melhor para se viver.

 Isto é o que se espera de São Joaquim:

Árvores Outonais (1)

Árvores Outonais (2)

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close