Política

Senador Gaúcho destaca eliminação dos lixões em Santa Catarina

Eliminação de LixãoPor Artur Hugen

O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano por não reciclar todo o lixo que pode ser reaproveitado. E isso ocorre principalmente porque ainda não existe uma coleta seletiva em todo o país, como exige a política nacional de resíduos sólidos.nSegundo o senador, metade do lixo urbano produzido no Brasil ainda é jogada nos lixões, que devem ser extintos até agosto desse ano.

 

Ele lamentou, no entanto, que muitos municípios não estejam fazendo nada para que isso se torne realidade e disse que Santa Catarina é o único estado que já eliminou os lixões de seu território. Paulo Paim disse que, até o final de 2013, o Brasil tinha quase 3 mil lixões em atividade e apenas 1,4% das 189 mil toneladas de lixo urbano produzidas por dia no país era reciclado.

 

Para mudar isso, ele propõe que o Congresso destine recursos no orçamento para a efetiva implantação da política nacional de resíduos sólidos. – É necessário que todos se conscientizem sobre o quanto é importante separar o lixo, sobre o lucro que isso pode gerar e os imensos benefícios dessa ação em todos os sentidos: saúde , trabalho, renda, qualidade de vida e meio ambiente. Esse princípio precisa ser acertado em nossa cultura – afirmou o senador.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close