Variedades

Quando procurar um psicólogo???

 

Indecisão


Por Nara T. Gianello

Antes de qualquer explicação, vamos refletir… Por que procuramos um Psicólogo? Os adultos conseguem perceber que, de alguma forma não estão sabendo lidar com algumas situações que vão aparecendo durante a nossa vida. Mais e quando somos crianças? Como isso funciona? Nesse caso é muito importante que os papais e mamães estejam atentos ao desenvolvimento de seus filhos, se eles estão tendo algum comportamento inadequado que esteja prejudicando sua qualidade de vida ou interferindo no seu cotidiano?

 

Só a observação cuidadosa dará a vocês uma visão da necessidade ou não da ajuda de um profissional. Caso seja confirmada essa necessidade, está na hora de começar o tratamento. Antes de tudo uma entrevista apenas com os pais, é preciso conhecer o processo de desenvolvimento e os motivos que os levaram a procurar ajuda! Nesse encontro só vão os pais!! Quando trata-se de crianças é de suma importância que os responsáveis participem ativamente do processo. É de responsabilidade do profissional, fazer uma orientação aos pais, ajudando-os para que o comportamento indesejado seja modificado enquanto os pequenos estiverem fora do ambiente terapêutico!

 

 

Como acontece um atendimento? Na psicoterapia infantil, a criança tem encontros com um psicólogo que em média duram 50 minutos. Nestes encontros geralmente o psicólogo propõe jogos e brincadeiras que entretenham a criança e que ao mesmo tempo permitam que ela comunique coisas que a preocupam. Portanto, é durante a brincadeira que o psicólogo pode ir conversando e interagindo com a criança para que ela se solte, sinta-se acolhida e consiga expressar-se.

 

Talvez uma das mais marcantes diferenças entre a terapia de adultos e a de crianças esteja exatamente no meio de comunicação predominantemente usado: enquanto os adultos falam sobre o que têm sentido e o que os incomoda e gostariam de mudar, a criança se comunica com o psicólogo através da forma como constrói suas brincadeiras.

 

 

Na psicoterapia com adolescentes e adultos é um pouco diferenciado, pois a forma de comunicação é diferente. Psicólogos atendem frequentemente pessoas que passam por um momento de crise no relacionamento conjugal ou familiar, apresentam problemas de desempenho ou vivenciam um luto; e ainda, pessoas que buscam encontrar seus próprios caminhos, ter maior autonomia na relação com os outros ou melhorar sua qualidade de vida.

 

O papel do psicólogo consiste em analisar a história de vida da pessoa, esclarecer uma situação, dar suporte e acompanhá-la a fim de auxiliar na superação de uma crise e proporcionar o desenvolvimento de potencialidades e crescimento pessoal de seu paciente. Enfim, é assim que, de forma bem resumida, trabalha um profissional de psicologia com crianças! Se você sente necessidade entre em contato, este profissional te ajudará! Quando a escola está em parceria com a família, todos só tendem a ganhar!!

 

Nara Trancoso Gianello – Psicóloga CRP 12/12524

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close