Notícias

Prefeitos e Ministério Público terão encontro inédito nesta quinta-feira

amures02

Oneris Lopes para Agência São Joaquim Online

Os prefeitos da região da Amures terão nesta quinta-feira (22), um encontro inédito com integrantes do Ministério Público Estadual. Promotores de Justiça e Coordenadores do Ministério Público de áreas como Centros de Apoio Operacional, Meio Ambiente, Consumidor, Moralidade Administrativa, Direitos Humanos Infância e Juventude e Ordem Tributária, discutirão a construção de parcerias entre as instituições.

Também participarão do encontro os prefeitos abrangidos pela Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES, da Associação dos Municípios da Região Contestado – AMURC e da Associação de Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE. O evento denominado Encontro Regional entre Prefeitos e Ministério Público iniciará às 8h30min, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages.

amures03O Procurador-Geral do Ministério Público de Santa Catarina, Lio Marcos Marin fará abertura do evento e antecipou que o propósito do encontro é para tentar ajudar a melhorar as administrações públicas. “Quaremos parcerias e união de esforços. Reconhecemos as dificuldades, especialmente dos municípios pequenos e que a distribuição de recursos é injusta. Por isso queremos dar nossa contribuição para ajudar as administrações e respectivamente a população desses municípios”, frisou Lio Marin.

Para o presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti, o evento proporcionará espaço para debates e para que os prefeitos tirem dúvidas e façam consultas. “É importante que o Ministério Público saiba das dificuldades que atravessam os municípios, dos poucos recursos que temos e da grande demanda de obrigações que nos são impostas”, declarou Edelvânio Topanoti.

Sete encontros programados

Este é o segundo de sete Encontros Regionais entre Prefeitos e o Ministério Público. Os eventos têm apoio da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e visam estreitar o relacionamento entre os prefeitos e os promotores de justiça das Comarcas. O primeiro aconteceu em Florianópolis e reuniu 22 municípios.

No de hoje, são esperados 33 prefeitos e haverá apresentação de uma pesquisa de opinião referente a relação entre municípios e Ministério Público Estadual. A pesquisa foi coordenada pela Fecam que estará representada no encontro por seu presidente, prefeito de Taió, Hugo Lembeck.

Para ele, esta será uma oportunidade dos prefeitos se aproximarem dos promotores, buscar um diálogo e lado a lado trabalharem na busca de soluções, encaminhamentos de questões e na resolução dos problemas. Depois de Lages o próximo Encontro Regional acontece em Blumenau, reunindo os municípios das associações de municípios da AMFRI, AMMVI e AMAVI.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close