LagesSerra Catarinense

Rally de aviões nos céus da Serra Catarinense

010

Nina Velho para Agência São Joaquim Online

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, aeronaves de várias partes do Brasil voarão pelos céus da Serra Catarinense. Algumas virão apenas para contemplar o cenário privilegiado, outras para participar de uma inédita competição, o 1º Rally Aéreo Pouso na Serra. Pilotos, amantes da aviação e visitantes estarão reunidos no aeródromo Pouso na Serra- SIJN, em Bom Retiro, no Km 06 da SC- 110 (antiga SC-430), em um encontro que mesclará esporte de aventura, turismo, lazer e boa gastronomia. Com o tema Aviação contra a poliomielite, o Rally será beneficente em favor da Campanha de Erradicação da poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotária do Rotary International. Se houver mau tempo, o evento será transferido para os dias 02 e 03 de agosto.

No alto, pilotos e navegadores, terão que usar suas habilidades em uma emocionante competição área de regularidade. Poderão ainda apreciar a bela paisagem da Serra Catarinense, que inclui a região dos Campos dos Padres e do Parque Nacional de São Joaquim, com os belos monumentos naturais da Pedra Furada e da Serra do Corvo Branco, além de cachoeiras e a exuberante mata nativa.

Do chão, o público acompanhará as emocionantes decolagens e pousos das aeronaves. Haverá também exposição de aviões, degustação de vinhos da altitude catarinense e disponibilidade de voos panorâmicos e cavalgadas. Um helicóptero estará à disposição para passeios pagos. Para serviço de almoço, no sábado, 31 de maio, haverá restaurante com pratos à base de truta no valor individual de R$ 50 reais, sem bebidas inclusas.

O proprietário do aeródromo Pouso na Serra, Carlos Arno Jensen, explica que o Rally seguirá os padrões de segurança da aviação nacional.“As aeronaves e pilotos deverão estar com a documentação válida. Serão permitidas apenas duas pessoas por aeronave, sendo piloto e navegador, que com o mapa do circuito, coordenadas e instruções de navegação, deverão identificar pontos estratégicos do percurso”, afirmou Carlos.

A equipe vencedora será a que tiver menor penalização em pontos nas diversas etapas da competição. Os vencedores, piloto e navegador, receberão troféu e prêmio especial até a terceira colocação. Todos os competidores inscritos receberão medalha de participação, camiseta, boné do evento e almoço.

O gestor de segurança operacional para pequenos provedores do serviço de aviação civil, Cláudio Schutz França, que faz parte da comissão organizadora do Rally, afirma que este tipo de evento contribui para a segurança de voo. “Os participantes serão condicionados às normas do voo visual, utilizando equipamento básico de apoio. Desta forma, terão a possibilidade de aprimorar a capacidade de navegar em condições especiais. Será também uma oportunidade de sensibilizar e motivar a comunidade aeronáutica para a campanha da Fundação Rotária do Rotary International contra a paralisia infantil”, explicou Cláudio, que também é integrante do Rotary Club de São José – Kobrasol.

Com cunho humanitário, o Rally terá todo o lucro revertido em prol da Campanha de Erradicação da poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotária do Rotary International. Os visitantes também poderão contribuir com a campanha, fazendo doação espontânea do valor correspondente a 12 gotinhas e ganhar uma camiseta.

A promoção e a organização do 1º Rally Aéreo é do Pouso na Serra Fazenda Condomínio, com parceria do Rotary Club de Curitibanos – Sul e Rotary Club de São José – Kobrasol. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Retiro e patrocínio da INPAER Indústria Paulista de Aeronáutica, WDx Pneus e Suzin Vinhedos e Vinhos Finos de Altitude.

Inscrições, regulamento e informações pelo site http://pousonaserra.com.br/rally-pouso-na-serra/ e e-mail rallyaereo@gmail.com. Em caso de condições meteorológicas adversas, com tempo chuvoso ou muito fechado, impedindo a visibilidade das aeronaves, o evento será transferido para os dias 02 e 03 de agosto.

 

O QUE: 1º RALLY AÉREO POUSO NA SERRA

QUANDO: 31 de maio a 01 de junho

ONDE: Aeródromo Pouso na Serra – SIJN

 

PROGRAMAÇÃO:

Sábado (31/05)

9h – Chegada das aeronaves

10h30min – Briefing de segurança operacional

11h30min – Almoço à base de TRUTA (R$ 50,00 por pessoa – exceto bebidas)

13h – Início das provas do 1º Rally Pouso na Serra

Durante todo o dia, estarão à venda cavalgadas e passeios de helicóptero.

 

Domingo (01/06)

10h – Entrega da premiação

11h – Encerramento com a decolagem das aeronaves

 

Crédito Fotos Festival de Aviões: Pouso na Serra/Alessandro Castilhos

Crédito Fotos Inauguração: Pouso na Serra/Carlos Arno Jensen e Sabia Filmes

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close