Destaque

IV Mostra do Vinho terá oficinas, degustação e Simpósio do setor vitivinícola

vinho

Imprensa – Deputado Padre Pedro para Agência São Joaquim Online

A IV Mostra do Vinho Catarinense, que acontece na próxima quarta-feira (28), a partir das 10h 30, na Assembleia Legislativa, terá novidades nesta edição. Além da abertura simbólica do primeiro barril de vinho produzido no Estado e da degustação de rótulos catarinenses à noite, a partir das 19h, a Mostra terá o I Simpósio Desafios da Cadeia Vitivinícola em Santa Catarina, com duas conferências, a partir das 15h.

As oficinas de degustação realizadas a partir da edição de 2013 também estão programadas. São três horários, às 10h, às 14h e às 15h 30. Nelas os participantes aprendem os segredos para a degustação de vinhos e noções de harmonização com pratos de diversas culturas culinárias. Inscrições no site da Escola do Legislativo (clique aqui)

O evento teve a primeira edição em 2011 e já tem a participação de vinícolas de todas as regiões produtoras de Santa Catarina, inclusive algumas premiadas em eventos nacionais e internacionais do setor. “A ideia da Mostra surgiu durante um seminário na I Feira Camponesa da Uva, em Tangará, no ano de 2008. No ano seguinte conseguimos a criação do Dia do Vinho, no primeiro domingo de junho. A partir daí abrimos as portas para a realização de eventos que divulgam e debatem o setor vitivinícola no Estado”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera, autor do projeto que resultou no Dia do Vinho e que integra a organização da Mostra.

A intenção, segundo Padre Pedro, é valorizar não só a vitivinicultura catarinense, mas também o enoturismo e todo grupo de atividades vinculadas ao setor. “Não é só a produção de vinhos que aumentou, em quantidade e qualidade, mas toda uma cadeia produtiva em torno da cultura do vinho”, complementa o parlamentar.

Simpósio

O Simpósio inicia às 15h, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A primeira palestra será do diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani, com o tema “Desafios da Cadeia Vitivinícola”.

Às 16h 30 inicia a palestra “Os vinhos de Santa Catarina ganhando o Brasil e o Enoturismo como estratégia para o desenvolvimento da cadeia vitivinícola”, com a sommeliére Adriane Wiest, uma das mais importantes consultora de vinhos do Brasil, que participa também como jurada em concursos internacionais.

Promoção

A promoção da Mostra é da Cresol Tangará, prefeituras municipais de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, SINDIVINHO, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (PROGOETHE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close