Especial

Cicloturismo acontecerá em São Joaquim na Semana do Ecoturismo

Cicloturismo

Por Serra Sul Ecoturismo

Semana do Ecoturismo de 31 de maio  à 08 de Junho de 2014.
O evento nasceu de uma conversa de um grupo de amigos, que pensou em uma alternativa de evento para a baixa temporada na região, porém, com um apelo do frio, já que ele ocorre no mês de maio.E também para fomentar e divulgar todo o potencial que a região da Serra Catarinense possui para o Ecoturismo, a fim de torna-la importante pólo turístico neste segmento, dentro do estado de Santa Catarina e Região Sul do Brasil.

 
Desta forma, o evento tem 2 atividade ancoras, que são a Caminhada e o Cicloturismo e sempre uma terceira que é complementar, no caso esse ano o Birdwatching (observação de pássaros).Nas edições anteriores oferecemos atividades complementares como: Cavalgada, Voo Livre, Canoagem, Educação ambiental para as escolas locais, Mostra de Cinema (Cine Montanha), entre outros.

 
Outros importantes municípios de região já foram contemplados com o evento, como, Bom Jardim da Serra, Urupema, Rio Rufino, Lages e agora Bom Retiro e São Joaquim. O evento está na sua 4ª edição e apesar da crescente procura por interessados em participar das atividades, sempre estipulamos um limite, respeitando uma capacidade de carga dos locais por onde o mesmo ocorre, portanto, as vagas são bem limitadas.

 
O evento é sempre itinerante, tendo Urubici como base e uma segunda ou terceira cidade como complemento. Nas edições anteriores além de Urubici, o evento passou por Bom Jardim da Serra, Urupema, Rio Rufino e Lages. Este ano ocorrerá da seguinte forma:

 

Urubici – Caminhada de Montanha no Parque Nacional São Joaquim.

 

A caminhada deste ano ocorrerá “no coração” do Parque Nacional de São Joaquim. Trata-se de uma caminhada na região conhecida como Santa Bárbara. A atividade iniciará na sub sede do Parque Nacional, onde iremos percorrer um vale muito preservado, visualizando imponentes araucárias, rios de água cristalina e o topo da formação Serra Geral, até chegarmos a uma cachoeira conhecida como Cascatinha.

Após, iniciamos a subida para chegarmos à parte alta, conhecida como Campos de Altitude, ultrapassando os 1.700 metros, de onde se tem o mais belo visual da região. Chegando aos Campos de Altitude, iniciamos o retorno para a sub sede do Parque Nacional. A partir deste ponto, a caminhada será feita por uma estrada, com um visual único. Recomenda-se o uso de botas impermeáveis e bastão de caminhada.

 

São Joaquim – Cicloturismo

 

Nessa edição, o Cicloturismo será realizado na cidade que é considerada uma das mais frias do Brasil e que dispensa apresentações por conta de todos os anos “freqüentar” as previsões do tempo em âmbito nacional, quando o assunto são as baixas temperaturas. Logicamente estamos falando de São Joaquim.

Dentre as principais cidades da Serra Catarinense, São Joaquim era a cidade que faltava para completar o ciclo de todas as cidades da Serra Catarinense em que participaram da Semana do Ecoturismo.Assim, convidamos a todos para pedalar por belíssimas paisagens pelo interior do município de São Joaquim, passando por coxilhas, vales, rios, pomares de maçã e parreirais de uva. Serão 66 km, passando por localidades como: São Sebastião do Arvoredo, Vale do Rio São Mateus, Estância do Meio e Chapada Bonita.

 
Bom Retiro – Birdwatching

 

 

Bom Retiro está localizado geograficamente em uma área de transição, o relevo possui uma característica peculiar, o ponto culminante é 1827 metros e o mais baixo 600 metros, esse acidente geográfico proporciona nos inúmeros ecossistemas encontrados (mata ombrófila mista, banhados, turfeiras e campos de altitude, etc) o surgimento de diversas espécies de aves. Algumas raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

Foram catalogadas cerca de 230 espécies, praticamente 40% das que ocorrem em todo o Estado de Santa Catarina são encontradas em Bom Retiro.A Atividade de observação de aves será aberta a observadores e fotógrafos, bem como para aqueles que desejam conhecer esse hobby que hoje é praticado no mundo todo por mais de 80 milhões de pessoas.

 
A Serra Catarinense atrai a atenção de ciclistas para a prática esportiva e cicloturistas pelo principal motivo, que é sem sombra de dúvida, são as nossas belezas naturais. Muitas vezes se pedala durante horas, por regiões que sofreram pouca interferência do homem, ou seja, a paisagem ainda está intocada.Temos a formação Serra Geral, onde está o Parque Nacional de São Joaquim que tem no Morro da Igreja (1.822 metros de altitude) de onde se tem a visão da belíssima Pedra Furada .

 
A Serra do Corvo Branco, ainda “selvagem” é local muito procurado pelos amantes do Montain Bike de todo o Brasil que visitam a nossa região, sem falar da famosa Serra do Rio do Rastro (ver foto anexo) que é cartão postal do estado e passagem obrigatória para os amantes da bike. Aliás, as Serras são atrativos que atraem muitos ciclistas, por conta do desafio de transpô-las, seja subindo ou mesmo descendo.

 
Aliado a tudo isso, nosso rigoroso clima, onde no inverno a neve é garantida, onde no Morro da igreja foi registrada a temperatura mais baixa da história do Brasil, com -17,8º com a sensação térmica de – 40º.Porém, nas outras estações do ano, a região vem se fortalecendo com importante destino de natureza, com suas cachoeiras, formações rochosas, rios de água cristalina, com valor agregado como a pesca esportiva da truta, vinícolas de alto padrão, Pousadas charmosas e o Agroturismo, onde se pode passar o dia visitando propriedades que ainda cultivam hábito simples do cotidiano, onde é possível um contato com as origens da nossa colonização.

 

Maiores Informações pelo site http://www.semanadoecoturismo.com.br/

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close