Especial

Renasce em São Joaquim “A Tribuna”, Jornal que fez história na década de 1930

A Tribuna(01)

Por Andressa Zanette Borges 

O semanário A Tribuna ressurge com um projeto gráfico moderno e atrativo, no formato tablóide e circulação mensal nos municípios de São Joaquim e Bom Jardim da Serra.

 

Compromissado com um jornalismo sério, buscando a imparcialidade e a veracidade dos fatos, com um projeto diferenciado, o Jornal A Tribuna estará circulando todos os meses, sempre na primeira semana. Editorias variadas e de acordo com a demanda e a própria participação e necessidade das comunidades envolvidas, o objetivo é atrair um público que preza por uma boa leitura, abordando temas polêmicos de forma sutil.

 

“A linha editorial terá como principal objetivo informar os leitores, ouvindo sempre os lados envolvidos e deixar que este leitor tire suas próprias conclusões”, comenta a Diretora e Jornalista Responsável pelo Jornal, Andressa Zanette Borges. Além dos temas que envolvem a Região também serão abordadas informações de interesse geral como na área da saúde, moda, turismo, gastronomia, automotivo, cultura, educação, resgate histórico, entre outros. “Um dos nossos diferenciais serão as entrevistas com pessoas que de alguma forma tornaram-se importantes ou conhecidas pelo seu trabalho ou representatividade”, salienta Andressa.

 

“Depois de três anos, sem trabalhar com jornalismo, estou retornando. Espero que as pessoas gostem do jornal, por que antes de ele ser um meio de comunicação que veio para contribuir com o desenvolvimento da nossa Região, ele é a realização de um sonho que iniciou assim que terminei a faculdade no ano de 1998. Demorou, mas ele está no papel”, enfatiza a proprietária.

 

O Jornal, que já existiu na década de 1930 é uma homenagem ao joaquinense Theóphilo Mattos. Theóphilo foi uma pessoa que contribuiu para a comunicação e divulgação de nosso município. Teve acesso há vários meios de comunicação e também foi proprietário de muitos. Publicou “A Tezoura” que era um jornal de crítica que circulou até 1926 e depois em 1931 publicou “A Tribuna”, que foi um semanário de quatro páginas destinado às notícias em geral, que deixou de circular no fim de 1932. Mas, o seu marco foi na imprensa falada, como sendo o primeiro órgão de comunicação, “Voz Cabocla”. A pequena emissora funcionou durante muitos anos até a fundação da Rádio Difusora.

 

 

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close