Destaque

Paraíso brasileiro da Maçã Fuji está em São Joaquim

Maçã Fuji

Por MCK Assessoria de Imprensa

São Joaquim, cidade da Serra Catarinense, localizada  acima dos 1.300 metros de altitude possui um inverno rigoroso com 800 horas de frio ao ano. Conhecida de muitos brasileiros, a região se transformou nos últimos 30 anos num centro de excelência da maça, principalmente da variedade Fuji, que conquista cada vez mais os consumidores por ser crocante, suculenta e de doçura incomparável. Atualmente 75% da economia da região têm origem na maça, o que a faz a maior produtora da fruta no país.

No agronegócio é a fruta que mais se destaca no estado de Santa Catarina ficando atrás apenas da carne suína, frango e soja. A fruta evoluiu a ponto de ser vendida por classificação de qualidade: 1 “suprema” algo próximo a fruta do paraíso, 2 cor vermelha rajada com até três defeitos, 3 quatro defeitos e menos avermelhada e 4 utilizada na produção de sucos e doces  e pela indústria de alimentos .

 

A Cooperativa Sanjo se destaca por reunir 80 produtores com 1100 hectares de macieiras e por utilizar as mais modernas técnicas agrícolas aliadas ao sistema de armazenamento, manuseio e distribuição das maças. Para 2014 a previsão é atingir 47 toneladas da fruta e faturamento superior a R$ 70 milhões.

 

Um dos maiores êxitos da Sanjo está em seu sistema de câmara fria que mantém a fruta próxima a zero grau e pode alongar em até um ano a possibilidade da mesma chegar aos mercados consumidores de todo o país, atendendo as demandas regionais e chegando em condições ideais para o consumo, que pode ser estendido, se a fruta for mantida pelos consumidores na geladeira ou com ambiência controlada.

O trabalho na agroindústria exige atividade intensiva dos colaboradores, seja no plantio e manutenção das macieiras, na colheita feita manualmente de janeiro até abril, no acompanhamento sanitário rigoroso e na cuidadosa  e delicada embalagem da fruta.

Entre a atividade de produção no campo, agroindústria, manuseio, armazenagem e distribuição são mais de 1800 colaboradores do agronegócio. O consumidor brasileiro em sintonia com uma prática alimentar saudável  se rende cada vez mais ao sabor e às qualidades nutricionais da Fuji brasileira.

Fundada em 1993, a Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das cinco maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close