Especial

Apresentada três alternativas de renda e preservação para São Joaquim

Semana do Meio Ambiente (6)

Por Glauco Silvestre

Três alternativas de renda que se complementam foram discutidas hoje em São Joaquim: os projetos Acolhida na Colônia, turismo de Observação de Aves e Projeto Carbono Social em Rede.

Semana do Meio Ambiente (3)A Acolhida é um projeto que, por exemplo, deu um salto na economia e mudou a vida de cidades bem próximas a São Joaquim,  como Santa Rosa de Lima e Anitápolis, no sul do Estado. No programa o turista tem acesso a vida do homem do campo e valoriza a agricultura familiar. Em São Joaquim seis produtores estão no programa. Confira no site:  www.acolhida.com.br

Semana do Meio Ambiente (1)No turismo de observação de aves, está um novo mercado emergente que integra a natureza e a sensibilidade no contato com a natureza. Em Urupema já existe evento anual com o tema. http://www.wikiaves.com.E o projeto Carbono Social em Rede que incentiva o plantio de árvores nativas nas propriedades familiares e a adoção dessas árvores por pessoas e empresas de áreas urbanas também foi apresentado.

Semana do Meio Ambiente (4)É uma parceria dos habitantes dos grandes centros urbanos com os agricultores das colônias. Nela os proprietário de terra recebe um valor anualmente por cada árvore (muda) adotada e também visitas que podem gerar renda com outras atividades locais. www.carbonoemrede.org.br . Os três debates mostraram um ciclo de renda e preservação que pode ser facilmente adotado em São Joaquim e região.O evento foi uma promoção da Prefeitura de São Joaquim, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente que está realizando um série de atividades relacionadas ao Meio ambiente.

Semana do Meio Ambiente (5)

Semana do Meio Ambiente (8)

Semana do Meio Ambiente (7)

Imagens: Dionata Costa

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close