Destaque

Ação da ASSEA garante aquecimento para famílias carentes no inverno de São Joaquim

Assea Caixas de Leite (3)

Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense faz trabalho voluntário em prol de famílias carentes na Cidade da Neve

Engenheiro Bonetti fazendo a fixação das placas
Engenheiro Bonetti fazendo a fixação das placas

Quando se houve falar em inverno a Cidade de São Joaquim é lembrada nacionalmente pelo espetáculo de gelo que o frio proporciona aos milhares de turistas que visitam a cidade nesta época do ano. É mostrado árvores e lagos congelados, a neve caindo, gente se divertindo… Mas a fria e assombrosa realidade é que todo este espetáculo natural e congelante é uma verdadeira aflição e tormento para centenas e mais centenas de famílias suburbanas da cidade que passam o inverno com muito pouco ou praticamente sem lenha, sem agasalhos ou sequer cobertores.

Trabalho voluntário e a realização da turma
Trabalho voluntário e a realização da turma

As casas em sua grande maioria nestas áreas são feitas de madeira e apresentam diversas frestas que possibilitam a entrada do frio e do vento. Além disso os materiais utilizados nas construções ainda não oferecem um mínimo de conforto ou aquecimento para essas famílias.

Aos poucos a casa vai sendo recorberta pelo material que irá garantir o aquecimento natural
Aos poucos a casa vai sendo recorberta pelo material que irá garantir o aquecimento natural

E foi pensando nisto que a Associação de Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense a ASSEA desenvolveu um projeto de tecnologia sustentável e de reaproveitamento que consiste na utilização de caixas de leite como fonte de armazenamento de energia através do calor emanado do sol.

Os engenheiros começaram a guardar as caixinhas de leite ao invés de descartá-las e com um trabalho em conjunto cortaram e as transformaram em placas que são fixadas com a parte metálica virada par ao sol. Essas partes metálicas armazenam a energia e o calor do sol mantendo as lúgubres residências aquecidas até mesmo diante da noite, além de evitar que o frio penetre pelas frestas que antes existiam nas casas.

O Projeto foi desenvolvido em menos de dois anos e como e agora ganhou mais um aliado a indústria de Leites Tirol que soube pela imprensa do excelente trabalho de auxílio às famílias pobres prestado pela ASSEA e enviou diversas placas que deveria se transformar em embalagens de leite em caixinha, mas que agora servem como matéria prima para o trabalho dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense.

Neste último sábado mais uma família no Bairro Santa Paulina recebeu o auxílio e teve sua casa toda recoberta com as tais placas de caixa de leite garantindo o calor para o inverno que se aproxima.

Para o Presidente da ASSEA Marciano Bittencourt o trabalho seguirá em frente- “Faremos o que for possível para ajudar estas pessoas e mais casas irão receber este auxilio que a ASSEA está dedicando em prol dessas famílias” Finalizou o Presidente Marciano Bittencourt.

Assea Caixas de Leite (1) Assea Caixas de Leite (4) Assea Caixas de Leite (5) Assea Caixas de Leite (10) Assea Caixas de Leite (12)

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close