Crítica

Desabafo de um morador sobre os Problemas na AV. Horácio Dutra em São Joaquim

Avenida Horácio Dutra (1)

Enviado pelo Internauta M.R.Z

Há muito tempo não é mais novidade para os joaquinenses as ruas esburacadas. Elas estão por todos os lados e em todos os lugares. Ninguém por aqui consegue escapar delas. Pois é, até parece que a população acostumou-se a viver com elas e até já são protagonistas de muitas piadas.

 

 

Isso é o que deveria ser uma boca de lobo
Isso é o que deveria ser uma boca de lobo

O fato é que de uns tempos para cá as coisas andaram piorando. Um dos motivos óbvios é o grande aumento da frota de veículos tanto carros pequenos quanto carretas. Aí dá para se entender que as nossas ruas já não “aguentam mais”. Se olharmos algumas fotos dos anos 60 vemos um cenário bem diferente: ruas bem conservadas, arborizadas e com pouquíssimos carros. Hoje tá tudo diferente…

 
Ruas esburacadas, cheia de carros, com lixo e mato por todos os lados. Mas afinal de quem é a culpa? Da prefeitura, da SDR, da população?

 

Lixo e mato onde deveria haver calçadas
Lixo e mato onde deveria haver calçadas

O fato é que todos tem culpa no cartório, como diz a expressão popular. Vejam só como exemplo a avenida Horácio Dutra no bairro São José que é o ponto de partida para a futura rodovia Caminhos da Neve. É por essa avenida que são escoadas as maçãs produzidas nas localidades de Boava, Arvoredo, São Francisco Xavier e São João de Pelotas.

 

Mato, sujeira e barro nas laterais e onde deveria haver calçadas.
Mato, sujeira e barro nas laterais e onde deveria haver calçadas.

Com uma pavimentação de paralelepípedo feita a pouco tempo já tem inúmeros buracos, como é uma avenida de grande tráfego de veículos pesados possuí apenas alguns metros de passeios (calçadas) para pedestres restando a esses uma disputa perigosa com pequenos, médios e grandes veículos que por ali trafegam a todo instante. E se chove aí nem se fala.

 

Tem grandes “piscinões” nas laterais que dão até para nadar e tomar banho mas, de lama mesmo. Será que essa situação será perpétua? Cabe aos proprietários de lotes e o poder público ter bom senso para ao menos amenizar o sofrimento dos pedestres já que por ali passam trabalhadores e crianças que vão e vem em direção a escola e ao trabalho.
Avenida é o ponto de partida dos Caminhos da Neve e um dos futuros portais da cidade e não possui passeios para pedestres. As laterais já foram abertas para colocação de tubulação da rede de esgoto e está cheia de ondulações e desníveis.

 

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close