Viral

Novo Presidente do Rotary Club Floradas da Serra de São Joaquim emite mensagem através de Carta

Itália e Suzin
Primeira Dama Itália e Evervon Suzin o novo Presidente do Rotary Club em São Joaquim

Carta do Presidente

O Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão    de ética ajudando a estabelecer  a  paz  e  a   boa   vontade  no  mundo,  e  que  prestam serviços   voluntários não remunerados   em  favor  da   sociedade   como  um  todo ou  beneficiando  em casos específicos,    pessoas  necessitadas ou  entidades  que   atuam também   em  favor de desamparados.

Fundado por Paul Harris, em Chicago  USA,  em  23/02/1905,  tem hoje representação em 207 países, estando  o  Rotary  dividido  em   532   Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável  marca  de    33.054  Clubes,  congregando  1.228.910  sócios.

O ROTARY é membro permanente das NAÇÕES UNIDAS. Na fundação desta importante organização, em 10/12/1948, mais de 40% das pessoas envolvidas na sua fundação, eram rotarianos. A “ONU”, como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembleia Internacional de países, e só tem três membros que não são países, mas que, pela sua importância, têm assento naquela Assembleia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.

A premissa básica do Rotary é “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI”.

Os rotarianos, através de sua organização, canalizam seus esforços, para que, num movimento coordenado, possam dar o máximo de rendimento aos recursos que conseguem juntar e aos serviços que prestam em caráter de solidariedade.

O rotariano acredita que, pelo companheirismo que procura desenvolver entre as pessoas, contribuirá significativamente para criar novas amizades e muito mais boa vontade entre todos para a solução dos problemas que afligem o mundo.

PÓLIO PLUS

Iniciado em 1985 ensejou a mobilização de milhões de dólares e de milhares de rotarianos, que além de contribuírem financeiramente também deram sua participação em campanhas de vacinação. O resultado foi a erradicação em mais de 110 países com o apoio oficial da Organização Mundial da Saúde e outros órgãos como UNICEF e Governos Federais de países contemplados. A Fundação Bill e Melinda Gates doaram até o momento U$ 355 milhões, o Rotary equiparou a quantia de U$ 200 milhões, meta cumprida em Fevereiro de 2012.
O entusiasmo de nós rotarianos é grande, pois embora ainda haja muito trabalho pela frente, o fim da pólio está próximo, considerando ser o nível de compromisso global o mais alto desde o início da campanha.
As verbas do Pólio Plus são necessárias para utilização nas seguintes atividades:

– Apoio operacional: Atividades que garantem que a vacina antipólio chegará às crianças, incluindo recursos humanos, treinamentos, suprimentos e equipamentos, e transporte. A maior parte da verba é outorgada para esta finalidade;
– Vigilância: Processo de registro de todos os casos potenciais de pólio;
– Mobilização social: Conscientização pública sobre as atividades de imunização e os seus benefícios;
– Pesquisa: Estudos científicos para fornecimento de dados que comprovem que a meta de um mundo livre da pólio foi alcançada.
O mundo está no limiar da erradicação da pólio. Há comprovação de que, em um período de 20 anos, tentar controlar a pólio custaria mais, em termos financeiros e de sofrimento humano, do que erradicá-la.

 

O ROTARY CLUB DE SÃO JOAQUIM

Denominado Floradas da Serra, tem como objetivo principal nesta gestão, dar continuidade ao projeto que já foi encaminhado pelo Ex Presidente Jocelito Souza à Comissão Distrital da Fundação Rotária – Subcomissão de Subsídios que consiste na aquisição de equipamentos para a área materno-infantil do Hospital de Caridade Coração de Jesus no valor de R$50.000,00, deste valor precisaremos equiparar em contrapartida até 70% dependendo de quanto arrecadarmos com os parceiros internacionais. Para viabilizarmos esse valor, contaremos com a ajuda da comunidade, seja com doações, participação nos eventos que vamos fazer, como no próximo dia 17 de agosto, onde teremos a já tradicional feijoada do Rotary comandada pelo nosso companheiro Wanderlei Costa, onde 50% do lucro será revertido para este projeto, em uma conta específica para esta finalidade. Também já conversamos com alguns empresários da cidade e felizmente, conseguimos sensibilizá-los e estamos fechando valores. Oportunamente falaremos mais sobre isto especificamente.

Inicialmente pretendíamos montar uma UTI neonatal em nosso hospital, mas como demandaria contratação de vários profissionais, nem o hospital e nem nós conseguiríamos dar sustentabilidade ao projeto, fator fundamental para que seja aprovado.

Além dessa ação e da feijoada já citada, também vamos dar assistência em vários aspectos: inicialmente a dez famílias que realmente estejam com muitas dificuldades, pessoas doentes que não tenham condições de trabalhar – porque em São Joaquim só não trabalha quem não quer ou tem alguma limitação muito grande para não trabalhar vamos ser muito criteriosos. Dentro do nosso quadro associativo temos profissionais da área social como a Patrícia Palma, também buscaremos informações em outras esferas municipais, como a Prefeitura, por exemplo. Este projeto vai ser piloto, terá um custo alto, mas com o apoio da comunidade, conseguiremos concretizá-lo.

Seja pessoa física ou jurídica, associado ou não ao Rotary, vamos juntos trabalhar para diminuir a dor, o frio, a fome e melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

Conforme as coisas forem acontecendo poderemos aumentar o número de famílias assistidas. A exemplo do que ocorre em outras organizações que fazem campanhas do tipo, “adote uma família, ou uma criança, etc”, o diferencial é que aqui a comunidade poderá visualizar, acompanhar e até mesmo se integrar ao grupo e desenvolver o trabalho diretamente com a família assistida.

Há pouco tempo atrás auxiliamos a campanha para doação de medula, onde foi coletado sangue para ir para o banco de dados para ficar disponível em caso de compatibilidade. A comunidade atendeu ao chamado e participou, o que certamente tem ajudado muitas pessoas.

Outra entidade parceira é a APAE. Participamos de forma bem efetiva para o cumprimento de venda das cotas do consórcio Volkswagen onde a APAE conseguiu um veículo que auxiliou na compra do ônibus especial. Também sempre nos comprometemos com as vendas dos bilhetes conseguindo valores expressivos com os mesmos.

Rotary é isso, ajudar pessoas, não importa quem. É fazer amigos. É respeitar e ser respeitado independentemente da raça, cor ou condição social, onde o ser está acima do ter. Somos uma equipe, dividimos as responsabilidades, onde os acertos ou erros são de todos.

Fazer o bem é gratificante, passa uma sensação prazerosa, acredito que muito maior para quem faz do que para quem recebe, experimente!

“Faça hoje o que a maioria não faz, para ter amanhã o que a maioria não tem”

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito.

Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto,

hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e

principalmente viver.”

Dalai Lama

 

Everson Fernando Suzin

Presidente RC São Joaquim – Gestão 2014?15

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close