Turismo

Homenagem aos tropeiros no primeiro dia de festival de inverno em Bom Jardim da Serra

Festival de Inverno - Bom Jardim da Serra (2)


Foi realizada uma cavalgada com saída da Serra do Rio do Rastro até Bom Jardim da Serra

 

Festival de Inverno - Bom Jardim da Serra (3)A cavalgada passou pelas a propriedade dos Srs Eugênio Spilere e Ronaldo Benedet, almoço na Churrascaria Tropeiro, com chegada na igreja matriz de Bom Jardim da Serra. Durante 250 anos os tropeiros foram responsáveis por toda a comercialização e transportes de produtos e informações no Brasil. Uma justa homenagem.Preservando a herança e tradição do povo Bonjardinense.
Festival de Inverno - Bom Jardim da Serra (4)Bom Jardim da Serra tem suas origens no início do século 18, época em que os tropeiros do sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul, viajavam para o Estado de São Paulo com a finalidade de levar suas mercadorias, para vendê-las ou trocá-las, e trazer itens não existentes em suas regiões de origem. Geralmente levavam charque, couro, queijo, sebo, pinhão, gado, cavalos, suínos e muares, e traziam de volta tecidos, sal, farinha de mandioca, açúcar, arroz, querosene, munições e armas.
Festival de Inverno - Bom Jardim da Serra (5)Por serem suas viagens extremamente longas, costumavam descansar sua tropa de mulas e os condutores em locais já pré determinados. Como (hoje) Bom Jardim da Serra ficava no topo da Serra do Rio do Rastro, cuja descida era extremamente penosa e perigosa, já que muitas mulas caiam nas ribanceiras, morrendo e perdendo suas preciosas cargas, aqui os tropeiros acampavam para recobrar suas forças e preparar-se para a descida que chegava a durar de 2 a 5 dias, dependendo do clima.
Esse acampamento, com o tempo, tornou-se um pequeno vilarejo, que progrediu com o comércio, já que passou a ser parada obrigatória para aqueles de demandavam o litoral com destino ao Estado de São Paulo.
Essas tropas tinham quase sempre o destino de Piracicaba e Sorocaba, praças que ofereciam praticamente tudo que os tropeiros desejavam para trazer de volta para suas cidades.
Assim foi abertura do Festival de Inverno de Bom Jardim!

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close