Política

Luiz Henrique volta a defender novo pacto federativo no país

Luiz Henrique da Silveira

Por Artur Hugen

 

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) voltou a defender nesta segunda-feira (14), no plenário do Senado Federal, a instituição de um novo pacto federativo no Brasil. Na opinião do senador, é preciso descentralizar a gestão do país para acelerar o crescimento e o desenvolvimento sustentável.

 

Luiz Henrique lembrou que em 2013 o Brasil registrou um dos menores índices de investimentos da América Latina, apenas 18,4% do produto interno bruto do país. Ele ressaltou que o investimento mínimo necessário para que haja desenvolvimento é de 25% do PIB. Dos países vizinhos, o Chile investiu 25,6% do PIB e o Peru, 27,8%.
O senador citou como obstáculos para o investimento os altos juros, o tamanho da máquina estatal e, principalmente, a centralização tributária e política do país. Luiz Henrique criticou a União por pegar para si dois terços de toda a arrecadação, entre impostos, taxas e contribuições, e deixar sem recursos estados e municípios, os principais agentes de crescimento da produção, emprego e renda nos países desenvolvidos.
– No Brasil, o dinheiro é federal e as demandas são locais. Os recursos técnicos e financeiros estão em Brasília, enquanto as carências e as demandas, impossíveis de serem atendidas com os parcos recursos de que dispõem estados e municípios, estão nas cidades onde vivem os brasileiros – criticou o senador.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close