Política

Sai o novo Regulamento da inspeção industrial e sanitária animal

Inspenção

Por Artur Hugen

O novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal teve sua redação concluída e será publicado até o fim de agosto. “Trata-se de um avanço para todo o mercado de leite e carnes de nosso país”, comemorou o deputado Celso Maldaner.

 
A legislação prevê normas de recebimento, manipulação, transformação, elaboração, preparo dos produtos de origem animal e a fiscalização no estabelecimentos e no rebanho em cada etapa de criação e produção.
De acordo com ele, a ideia é que a norma traga orientações gerais para todos os segmentos de produtos de origem animal e que a regulamentação seja realizada posteriormente pelo Ministério da Agricultura. “Lutamos para que haja uma diferenciação no texto para os agricultores familiares.

 
Por exemplo: por que se exigir dois banheiros numa pequena indústria familiar? Isso apenas onera e inviabiliza a atividade dos pequenos produtores”, defende Maldaner.
A atualização da norma consta no texto da Política Nacional do Leite, documentos com as principais reivindicações do setor produzido em parceria com os delegados regionais e parlamentares da Subleite.

 

 

Elaborado há 62 anos, o regulamento é considerado obsoleto quanto às tecnologias e possibilidades atuais, inexistentes em 1952, quando foi instituído. “Outra preocupação é como o novo Riispoa tratará o sistema de transporte do leite cru.
Na regra vigente, o transbordo é proibido, prejudicando produtores e indústrias que gastam mais tempo e dinheiro com o processo feito à moda antiga”, explica o deputado.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close