EspecialSerra Catarinense

Serra Catarinense receberá inédito Rally de Aviões

Raly Aviões

Por Nina Velho

Aeronaves irão movimentar e dar colorido especial aos céus da Serra Catarinense nos dias 02 e 03 de agosto, durante o 1º Rally Aéreo Pouso na Serra. A inédita competição de aviões reunirá pilotos, amantes da aviação e visitantes em um encontro que mesclará esporte de aventura, turismo, lazer e boa gastronomia. O local é o aeródromo Pouso na Serra- SIJN, em Bom Retiro, no Km 06 da SC- 110 (antiga SC-430). Com o tema Aviação contra a poliomielite, o Rally será beneficente em favor da Campanha de Erradicação da Poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotary Internacional. O evento teve a primeira data marcada para início de junho, mas não pode ser realizado naquele mês devido às condições meteorológicas desfavoráveis.
No ar, pilotos e navegadores terão que usar suas habilidades em uma emocionante competição aérea de regularidade. Em um cenário privilegiado, do alto poderão apreciar ainda a bela paisagem, os campos de altitude na região de Campo dos Padres em Bom Retiro, a exuberante mata nativa do Parque Nacional São Joaquim e as escarpas e montanhas da Serra Geral, com seus monumentos naturais como a Pedra Furada, em Urubici.

Em terra, o público acompanhará as emocionantes decolagens e pousos das aeronaves. Haverá ainda exposição de aviões, degustação de vinhos da altitude catarinense e disponibilidade de voos panorâmicos e cavalgadas. Um helicóptero estará à disposição para passeios pagos. No sábado, 02 de agosto, será realizado o 1º Aero Truta, com restaurante à base de truta no valor individual de R$ 50 reais (sem bebidas inclusas).

O Rally seguirá os padrões de segurança da aviação. Aeronaves e pilotos deverão estar com a documentação válida. Poderão participar aeronaves de asa fixa monomotoras, com peso entre 300 e 5.000kg/0,25Mpa, equipadas com rádio que possa estabelecer comunicação bilateral. Serão permitidas apenas duas pessoas por avião, sendo piloto e navegador.

Os participantes deverão identificar pontos estratégicos do percurso apenas com coordenadas e instruções de navegação. A equipe vencedora será a que tiver menor penalização em pontos nas diversas etapas da competição, incluindo aterrisagem de precisão. Inscrições e o regulamento completo podem ser acessados no site Pouso na Serra. Os vencedores, piloto e navegador, receberão troféu e prêmio especial até a terceira colocação e os demais medalha de participação.

O gestor de segurança operacional para pequenos provedores do serviço de aviação civil, Cláudio Schutz França, que faz parte da comissão organizadora do Rally, afirma que este tipo de evento contribui para a segurança de voo. “No voo visual, os participantes utilizarão equipamento básico de apoio. Desta forma, terão a possibilidade de aprimorar a capacidade de navegar em condições especiais. Será também uma oportunidade de sensibilizar e motivar a comunidade aeronáutica para a campanha do Rotary contra a paralisia infantil”, explicou Cláudio, que é integrante do Rotary Club de São José – Kobrasol.

Com cunho humanitário, o Rally terá o lucro revertido em prol da Campanha de Erradicação da Poliomielite no mundo (End Polio Now), do Rotary Internacional. Os visitantes também poderão contribuir com a campanha fazendo doação espontânea de gotinhas anti-polio recebendo em troca uma camiseta. (Leia mais sobre a situação da pólio no mundo no texto em anexo)

O proprietário do aeródromo Pouso na Serra – SIJN, Carlos Arno Jensen, faz convite aos pilotos. “Queremos que vocês venham voando para a Serra Catarinense e que levem na lembrança o que a serra tem de melhor, as belas imagens, a receptividade e os sabores.” Com pista em grama de 650 metros registrados e 1.000 metros operacionais, o aeródromo privado SIJN faz parte do empreendimento Pouso na Serra Fazenda Condomínio, localizado em um lindo vale da Serra Catarinense, entre Bom Retiro e Urubici. Através de um projeto imobiliário aeronáutico equilibrado e diferenciado, com baixa taxa de ocupação, arquitetura com uso de tetos vivos e integração com a natureza, o Pouso na Serra possui compromisso com a preservação do meio ambiente. As áreas são contornadas por mais de 90 hectares de florestas preservadas em Reservas Privativas do Patrimônio Natural – RPPN.

A promoção e organização do 1º Rally Aereo é do Pouso na Serra Fazenda Condomínio, com parceria do Rotary Club de Curitibanos – Sul e Rotary Club de São José – Kobrasol. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Retiro e patrocínio da INPAER – Indústria Paulista de Aeronáutica, WDx Pneus, Suzin Vinhos Finos de São Joaquim e Maçãs Rosar. Inscrições, regulamento e mais informações estão site Pouso na Serra ou podem ser solicitadas através do e-mail rallyaereo@gmail.com. Em caso de condições meteorológicas adversas, com tempo chuvoso ou muito fechado, impedindo a visibilidade das aeronaves, o evento será transferido para nova data a ser informada posteriormente.

O que: 1º Rally Aéreo Pouso na Serra e 1º Aero Truta
Quando: 02 e 03 de agosto
Onde: Aeródromo Pouso na Serra – SIJN – Km 06 da SC-110 – Bom Retiro/SC

PROGRAMAÇÃO:

Sábado (02/08) – 1º Aero Truta
9h – Chegada das aeronaves
10h30min – Briefing de segurança operacional
11h30min – Almoço à base de TRUTA (R$ 50,00 por pessoa – exceto bebidas)
13h – Início das provas do 1º Rally Pouso na Serra
Durante todo o dia, estarão à venda cavalgadas e passeios de helicóptero.

Domingo (03/08)
10h – Entrega da premiação
11h – Encerramento com a decolagem das aeronaves

 

Imagens: Pouso na Serra/Alessandro Castilhos

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close