DestaqueEsporte

Uma história de Superação! Deficiente Visual natural de São Joaquim é destaque em competições Nacionais e Internacionais

Jarbas Pereira de Souza Filho (1)

Por Tatiane Souza Cardoso

“A minha deficiência nunca me atrapalhou” Afirma Jarbas 

Jarbas Pereira de Souza Filho (2)Jarbas Pereira de Souza Filho é deficiente visual, o que não o impediu de derrubar a barreira que tentou ofuscar seu destino, fez sim da sua vida um palco de realizações especiais. Com 44 anos de idade, é um grande campeão, não apenas na vida, mas também nas Pistas de Atletismo por onde tem passado. “Binha”, como é conhecido carinhosamente pelos amigos e familiares, é Joaquinense e há cerca de 20 anos reside no município de Rio Negrinho-SC, aonde nos últimos dois anos vêm dividindo seu tempo entre os treinos, corridas, dieta, família e competições.
Jarbas Pereira de Souza Filho (3)Iniciou seus treinamentos por recomendação médica, por conta de sua patologia, uma Retinose Pigmentar, que é uma doença genética e hereditária que causa degeneração dos vasos sanguíneos dos globos oculares, causando a cegueira que começou a se desenvolver nos seus 15 anos de idade.Apesar da deficiência, ele sempre foi um batalhador, conhece cada palmo do seu sítio em Rio Negrinho, onde já teve uma granja, criação de gado e hoje cultiva Pinus Elliottii, investimentos os quais ele cuidou e ainda cuida pessoalmente.
Jarbas Pereira de Souza Filho (4)Foi no ano de 2012, que Jarbas teve a oportunidade de ingressar no esporte. Tendo se destacado pela força de vontade e resistência foi incentivado por Augusto Almeida dos Anjos (Diretor de Esporte da Associação Esportiva e Paraesportiva de Lages – ASESPP e treinador dos atletas paraolímpicos da ASESPP de Lages SC), passando a participar dos Campeonatos Regionais, Estaduais, Nacionais e Internacionais, de onde, desde então, vem conquistando diversas medalhas.
Hoje o corredor tem como objetivo aperfeiçoar-se nas provas de fundo com distância de 5000 metros, a qual ele já possui o índice nacional que o torna apto a competir pelo país em busca da tão sonhada classificação para as Paralimpíadas de 2016. Para isso, no entanto, Jarbas necessita não apenas de incentivo, mas de patrocinadores. Os materiais como tênis e sapatilhas são caros, assim como as passagens para ir até as competições. “Luto por um patrocínio que é minha chance de ir mais longe”, afirma o Atleta.
“Gostaria de agradecer o apoio e incentivo de toda comunidade Joaquinense, pois, apesar de fazer muitos anos que moro fora, sempre sou muito bem recebido. Muitas pessoas fazem parte das minhas conquistas, fica difícil citar nomes, mas sou imensamente agradecido a cada um, inclusive àqueles que gritavam meu nome quando fiz uma participação na Corrida de Rua da Semana do Município de São Joaquim.”Para as empresas e pessoas que tenham interesse em ajudar, Jarbas possui um portfólio detalhado de toda sua trajetória e que está disponível para maiores informações e podem entrar em contato pelo fone 0(47)9149 7055.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close