Serra Catarinense

Queijo Serrano será tema interestadual na Serra Catarinense

Queijo-Serrano

Por Oneris Lopes

A Epagri através das Gerência Regional e Estação Experimental de Lages e demais instituições parceiras promoverão o 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano no dia 13 de agosto de 2014 em Lages.

 
O 2º Simpósio tem como objetivo a troca de experiências, atualização de informações e construção de conhecimentos entre produtores, associações de queijo artesanal serrano dos Campos de Altitude de SC e RS, e entre instituições parceiras que desenvolvem atividades relacionadas a qualificação, certificação, legalização e valorização do Queijo Artesanal Serrano, oportunizando ao mercado e a sociedade um produto carregado de simbolismo (história, tradição e cultura) e com segurança alimentar.

 
Tendo como foco os “avanços e desafios para a qualificação, certificação e valorização” foram convidados os seguintes palestrantes: engenheiro de alimentos Renato Cuogo dos Santos, gerente adjunto da Emater (Porto Alegre, RS) que abordará o tema “Avanços e limites da legislação brasileira, estadual e regional para o queijo artesanal serrano”. A segunda palestra será proferida pelo engenheiro agrônomo Selênio Sartori, diretor executivo do Consórcio Cisama, Lages, SC, com o tema “O papel e a importância de consórcios intermunicipais para legalização da produção e comercialização de produtos artesanais”.

 
No início da tarde o engenheiro agrônomo e consultor de projetos Rogério Ern (Florianópolis) apresentará a palestra “Indicação geográfica: critérios para obtenção, a importância de valorização do território e casos de sucesso do queijo minas artesanal. A última palestra será “Mercado, oportunidades e desafios para valorização do queijo artesanal serrano”, sob a responsabilidade do mestre queijeiro Bruno Cabral, de São Paulo, formado pela Escola de Gastronomia de Barcelona (Espanha).

 
Também serão apresentadas duas experiências de produtores, um da Aproserra (SC) e outro da Aprocampos (RS). O público prioritário do evento são produtores de queijo artesanal serrano e técnicos que atuam com queijo serrano nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, interessados poderão se inscrever nos escritórios da Epagri, na Serra Catarinense, e nos escritórios locais da Emater, nos Campos de Cima da Serra do RS, ou ainda pelos e-mails ulisses@epagri.sc.gov.br ou andreiameira@epagri.com.br.

 
Além da Epagri fazem parte da comissão organizadora a Aproserra, Prefeitura Municipal de Lages, Amures, Cisama e Emater-RS. Estão apoiando a Secretaria da Agricultura e Pesca, SC Rural, MAPA, Uniplac, Queijo & Cia, Cressol e Sanjo.
Pedagoga Andréia Meira Schlickmann, extensionista social, EM Capão Alto e Engenheiro Agrônomo, Ulisses de Arruda Córdova, pesquisador, Estação Experimental de Lages.

 

Imagem: Dionata Costa

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close