Manchete

Um espetáculo de imagens no 1º Rally de Aviões Pouso na Serra

Rally Pouso na Serra (7)

Por Nina Velho

Rally Pouso na Serra (4)O 1º Rally Aéreo Pouso na Serra, realizado em Bom Retiro no último fim de semana, movimentou o céu da Serra Catarinense. O aeródromo Pouso na Serra – SIJN recebeu 15 aeronaves, vindas dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Com o tema Aviação contra a poliomielite, o evento foi beneficente, com lucro revertido em favor da Campanha de Erradicação da Poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotary Internacional.

Se do alto, o visual era deslumbrante para os pilotos, não foi diferente para o público que assistiu a tudo do chão. Além de acompanhar as dezenas de decolagens e pousos, os visitantes apreciaram as manobras radicais do comandante Fabrício Medeiros, de Tubarão. As acrobacias, que incluíram mergulhos, rasantes, loopings e parafusos com fumaça se sucederam durante todo o dia, entusiasmando o público.

Houve também exposição de aviões da INPAER indústria aeronáutica paulista, degustação de vinhos da altitude catarinense da Vinícola Suzin de São Joaquim, chocolates orgânicos Chokolah, almoço regado a truta preparado pelo Chefe Hugo Coelho Melo e peras oferecidas pela Pomartec de Bom Retiro. O público pode ainda fazer passeios de helicóptero e cavalgada.

Rally Pouso na Serra (5)Alguns dos visitantes também contribuíram com a campanha de Erradicação da Poliomielite (End Polio Now), fazendo doação espontânea de gotinhas anti-polio e recebendo em troca uma camiseta. Embora a poliomielite tenha sido reduzida em 99% do mundo, a etapa final de 1% é a mais difícil, pois se trata de locais com difícil acesso à população para realizar a vacinação, por motivos socioeconômicos e geográficos. “É necessário continuar os esforços para que todas as crianças sejam protegidas contra esta doença devastadora. Obrigado a todos os envolvidos no evento e ao público pela valiosa contribuição”, destacou o presidente do Rotary Club de São José Kobrasol, José Roberto Farias.

O proprietário do aeródromo, Carlos Arno Jensen, satisfeito com o resultado do evento, informou que encontros aeronáuticos farão parte de um calendário e serão realizados periodicamente. “Desejamos associar aeronáutica com boa gastronomia, lazer e o prazer de desfrutar do contato com a natureza na fazenda, sempre com alguma contribuição a causas humanitárias”, afirmou Carlos. Com pista em grama de 650 metros registrados e 1.000 metros operacionais, o aeródromo privado SIJN faz parte do empreendimento Pouso na Serra Fazenda Condomínio, localizado entre Bom Retiro e Urubici.

Rally Pouso na Serra (3)A Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, e o prefeito de Bom Retiro, Albino Gonçalves Padilha, destacaram em suas falas a importância do evento no fomento do turismo. “A paisagem da região fica ainda mais bela vista do alto. Eventos como esse divulgam o potencial turístico e atraem visitantes para a Serra Catarinense”, afirmou a Secretária. “Bom Retiro sente-se honrado em sediar um evento tão diferenciado”, completou o prefeito, parabenizando os organizadores.

A promoção e organização do 1º Rally Aéreo foi do Pouso na Serra Fazenda Condomínio, com parceria do Rotary Club de Curitibanos – Sul e Rotary Club de São José – Kobrasol. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Retiro e patrocínio da INPAER – Indústria Paulista de Aeronáutica, WDx Pneus, Suzin Vinhos Finos, Pomartec e Maçãs Rosar de Bom Retiro.

Fotos: Alessandro Castilhos

Rally Pouso na Serra (1)
Aviões desenharam nos céus da Serra Catarinense…
Rally Pouso na Serra (2)
Rasantes e prova de coragem diate da maravilhosa natureza verde da Serra Catarinense
Rally Pouso na Serra (6)
E o que não poderia faltar em um grande evento como estes: a presença dos espumantes da Vinícola Suzin.

 

 

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close