Serra Catarinense

Audiência definiu Plano de Ação de Resíduos Sólidos da região da Amures

a01

Oneris Lopes para Agência São Joaquim Online

Prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, vereadores professores, estudantes e catadores de materiais recicláveis conheceram na tarde desta terça-feira, o Plano de Ações de Melhorias para Gestão de Resíduos Sólidos da Serra Catarinense. A audiência no auditório do Curso de Engenharia Ambiental da Udesc/Lages serviu também para apresentação do Plano de Educação Ambiental Continuada que será desencadeado nos municípios para que as pessoas passem a separar os resíduos em casa.

A audiência coordenada pela equipe do Consórcio Serra Catarinense (Cisama), com apoio da Amures é a segunda e encerra a etapa de elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. Uma equipe multidisciplinar do departamento de Engenharia Ambiental da Udesc vem trabalhando desde o ano passado na elaboração do Plano que agora, depende apenas de aprovação pelas Câmaras de Vereadores de Projeto de Lei para ser implantado efetivamente nos municípios.

a02O Plano prevê implantar cinco aterros sanitários de pequeno porte em pontos estratégicos da região, criar pontos de entrega voluntária, unidades de triagem de resíduos, local apropriado para disposição de resíduos da saúde, cinco pátios de compostagem e dentre outras ações, desenvolver e adequar continuamente um servidor com banco de dados através de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para gestão remota de resíduos.

O presidente da Amures prefeito de Bom Jardim da Serra Edelvânio Topanoti disse que, com a construção de um bom Plano de Resíduos não será difícil buscar recursos.  “Pessoas altamente qualificadas estão trabalhando nesse Plano que suprirá um problema ainda preocupante em todos os municípios que é a destinação final sustentável do lixo”, afirmou.

O público fez várias perguntas sobre a proposta de implementação do Plano e assistiu a um vídeo sobre os resíduos os sólidos da região e um documentário produzido pelos estudantes Anderson Bendik e Agnes Samantha da Silva, sobre os catadores da região sob enfoque do empreendedorismo.

O professor coordenador chefe do Curso de Engenharia Ambiental, Valter Becegato também palestrou sobre a Lei dos Resíduos Sólidos e destacou a importância da reciclagem iniciar em casa.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close