São Joaquim

Primeiro tanque de combustível de São Joaquim é removido do antigo Posto Esso

06/08/2014 11h07 – Atualizado em 06/08/2014 15h16

Posto Esso - São Joaquim (1)

Tanque histórico e desativado dará lugar para a modernidade…

Posto Esso - São Joaquim (4)
Antiga bomba de 1939 foi guardada e proprietários cogitam deixá-la em exposição no novo posto…

Foi retirado na manhã desta quarta-feira (06) do antigo Posto Esso em São Joaquim um tanque de ferro puro com 7,5 metros e pesando mais de uma tonelada.

Seria apenas mais um tanque comum se não fosse pelo fato de ter sido o primeiro tanque de combustível da cidade de São Joaquim instalado em Julho de 1939 pela família De Bem em 1939  em 1947 pela família Matos.

O tanque desativado há mais de uma década já estava em avançado estágio de corrosão e foi retirado para dar lugar a modernos tanques de combustível.

Já a bomba histórica que abasteceu São Joaquim de 1939 de 1947 até meados da década de 70 foi retirada e guardada. Os proprietários estudam uma forma de colocá-la em exposição assim que o novo Posto ficar pronto.

A bomba antiga ainda ostenta a placa de homenagem a inauguração da primeira bomba de São Joaquim pelo saudoso pioneiro Francisco Assis de Bem Sérgio Matos (que mais tarde vendeu o Posto para Francisco Assis De Bem). Era necessário bombear manualmente 20 litros para a parte de cima da bomba para depois colocá-la nos tanques dos automóveis da época.

Imagens Taila Mendonça

Placa em homenagem ao pioneiro Francisco Assis de Bem uqe instalou a primeira bomba de combustível em São Joaquim
Placa em homenagem ao pioneiro Francisco Assis de Bem que instalou a primeira bomba de combustível em São Joaquim

Sistema de bombeamento manual da primeira bomba joaquinense
Sistema de bombeamento manual da primeira bomba joaquinense

Posto Esso década de 70
Frente do Posto Esso na década de 70

 

ATUALIZAÇÃO: 

Familiares  relataram que na verdade esta bomba do Posto Esso ficava na esquina onde é a loja Karinho, ele foi inaugurado em 1947 por Sérgio Matos (irmão de Pedro Matos) que trouxe a bomba da cidade de Florianópolis. Posteriormente a bomba e o tanque foi vendido para Francisco de Assis De Bem que passou a bomba e o tanque para o terreno da frente onde está atualmente o Posto Esso.

Sérgio Matos foi o pioneiro no ramo de venda de combustível, óleo, lubrificantes e graxas para automóveis. A gasolina era importada do Estados Unidos e chegava em São Joaquim em tambores de 200 litros. O primeiro frentista era  Odilon de Souza Neto (Lolon) in memorian.

Sérgio Matos o hoem que trouxe o primeiro Posto de Gasolina para São Joaquim
Sérgio Matos o homem que trouxe o primeiro Posto de Gasolina para São Joaquim

 

Pedreiro Dioclécio e seu auxiliar abrindo o buraco onde iria abrigar o primeiro tanque de combustível
Pedreiro Dioclécio e seu auxiliar abrindo o buraco onde iria abrigar o primeiro tanque de combustível

Ford Modelo A (ano de fabricação 1929) foi o segundo automóvel a circular em São Joaquim o primeiro foi do comunicador Teófilo Mattos. Este carro recebeu a primeira gasolina do Posto Esso em São Joaquim
Ford Modelo A (ano de fabricação 1929) foi o segundo automóvel a circular em São Joaquim o primeiro foi do comunicador Teófilo Mattos. Este carro recebeu a primeira gasolina do Posto Esso em São Joaquim. 

 

 

 

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close