Serra Catarinense

Agricultura e Pesca: Secretaria promove Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal

Secretaria promove Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal (2) (1)

Por Artur Hugen

Será realizado em Lages, nO evento, que deve reunir cerca de 250 produtores, comerciantes e técnicos do Sul do Brasil, acontecerá na Uniplac

Esta quarta-feira (13), das 8h30min às 16h15min, o 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano. O evento, que deve reunir cerca de 250 produtores, comerciantes e técnicos do Sul do Brasil, acontecerá no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Durante o Simpósio, que destacará que a fabricação de queijos representa para o produtor de leite uma alternativa para ampliar a renda familiar, serão abordados assuntos de diversos níveis de complexidade, como a legislação vigente, o papel dos consórcios intermunicipais e os desafios para valorizar a produção. Além disso, serão apresentados casos de sucesso do queijo artesanal.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca de Lages, Moisés Savian, o queijo é um alimento de grande valor nutritivo, composto por proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas, e que, se for agregado a outros produtos, como o turismo rural, o vinho e o pinhão, pode resultar em um excelente negócio, pois o mercado consumidor de queijos já está consolidado e em constante ampliação.

Estão funcionando em Lages cerca de dez queijarias artesanais. Todas sob a supervisão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que fiscaliza a qualidade e as técnicas de fabricação.

Organizadores

O 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano é uma promoção da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Serra Catarinense (Aproserra); Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Governo de Santa Catarina; SC Rural; Banco do Brasil; Uniplac; Queijo & Cia e Vinícola Sanjo.

Legenda: Segundo Moisés Savian, o setor pode resultar em excelente negócio, pois o mercado consumidor está consolidado e em constante ampliação.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close