São Joaquim

Construção de boulevard no centro de São Joaquim será autorizada nesta quinta-feira

Por Rosalia Lara De moura Dors Pessato
Nesta quinta-feira, 14, serão entregues ordens de serviço para restauração das vias urbanas no centro de São Joaquim, que inclui a construção do boulevard, e para os reparos na pista do aeroporto municipal Ismael Nunes. Os atos ocorrerão na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, às 10h30, com a presença do secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, do secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker, e da secretária de desenvolvimento regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.
A revitalização será executada em nove vias, em um total de 2,3 quilômetros, localizadas na área central de São Joaquim. Nas ruas Manoel Joaquim Pinto e Major Jacinto Goulart será implantado um boulevard. “Isso permite que a rua possa ser fechada para trânsito apenas de pedestres durante uma festa ou evento”, explica a Secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani.
A obra, uma das etapas do Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento, contará com investimento de R$ 5,3 milhões do Governo do Estado. A estimativa é que esteja pronta até fevereiro de 2015. Para complementar, a prefeitura municipal e o Sebrae têm apoiado os comerciantes para que padronizem as fachadas e os letreiros dos estabelecimentos.
O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, comenta: “Demos início a diversas ações que promovem o turismo na Serra e não há nada mais importante que repensar as cidades para que estejam integradas à paisagem exuberante da região. Aliado a isso está melhorar a infraestrutura rodoviária e aeroportuária”.
Nesta quinta-feira, também será entregue a ordem de serviço para a recuperação asfáltica da pista do aeroporto de São Joaquim, com investimento de R$ 2,5 milhões. A obra de pavimentação da pista de pouso e decolagem do aeroporto começou em 2010, mas em 2012 o Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), do Ministério da Defesa, apontou falhas na pista de extensão de 1.400 metros por 30 metros de largura.
Quanto às rodovias, estão em execução a reabilitação da SC-114, de Painel a São Joaquim, e a pavimentação da SC-370, no trecho Urubici – Pé da Serra do Corvo Branco e entre Urubici e Grão Pará. Em janeiro desse ano, foi inaugurada a revitalização da SC-110, antiga SC-430, de Urubici até a entrada da BR-282, em Bom Retiro.
Flores acrescenta: “Queremos aproveitar o potencial das estradas para que se tornem equipamentos turísticos. Está em andamento, por exemplo, o projeto de transformar os trajetos das serras do Rio do Rastro e Corvo Branco em roteiros cênicos”.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close