Serra Catarinense

Técnicos das prefeituras fazem capacitação para o CAR

Amures

Oneris Lopes para Agência São Joaquim Online

Qualificar técnicos das prefeituras dos 18 municípios da região da Serra Catarinense para proceder inscrição de imóveis, no Cadastro Ambiental Rural (CAR). É o objetivo de uma capacitação iniciada na manhã desta quarta-feira, no auditório da Amures com participação de 25 técnicos ligados a agricultura e meio ambiente.

O CAR passa ser obrigatório no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública.

Preparada pelo técnico em Georreferenciamento da Amures, André  Bortolotto Buck, a capacitação iniciou abordando as estratégias e diretrizes para implantação do CAR. Na tarde desta quarta-feira, está sendo feita instalação de softwares nos computadores dos participantes e ensinado noções básicas de geoprocessamento. Também será ensinado como fazer base de dados georrefenciados.

A secretária-executiva da Amures Iraci de Souza participou da abertura da capacitação e destacou ser esta uma proposta do presidente Edelvânio Topanoti, para que os municípios possam atender as demandas do CAR. “Este cadastro vai auxiliar os produtores inclusive no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas”, fomentou Iraci de Souza.

Na manhã desta quinta-feira (14), serão demonstrados os dados do aerolevantamento dos municípios e ensinado como os técnicos trabalharão com os dados. Posteriormente os dados dos municípios poderão estar disponíveis no banco de dados da Amures como forma de orientar a elaboração de projetos voltados às comunidades rurais.

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close