Política

Governo federal trabalhará em conjunto com a Comissão Senado do Futuro

Governo

Artur Hugen para Agência São Joaquim Online

Através da Secretaria de Assuntos Estratégicos o governo federal quer criar uma rede permanente e unificada com os diversos núcleos de pensamento suprapartidários para chegar a um desenho do Brasil que queremos para o futuro.

O primeiro a ser procurado com esse propósito foi o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) – presidente da Comissão Senado do Futuro – com a qual a secretaria pretende realizar um trabalho conjunto.

O senador adiantou que em novembro, logo após as eleições, se reunirá com o ministro chefe da secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, para expor a visão da Comissão do Senado sobre o futuro do país.

Ao manifestar a intenção do governo, o chefe de gabinete da secretaria e coordenador da rede, Alessandro Candeas, adiantou a Luiz Henrique que o Núcleo de Estudo- Prospectivos se dividirá em três frentes visando o longo prazo: pensamento, planejamento e gestão estratégicos.

A exemplo de Luiz Henrique, Candeas admitiu que o Brasil perde muito por falta de visão e de prospecção a longo prazo. E considerou inadiável centralizar todas as informações e os diversos cenários consensuais para traçar o Brasil do futuro.

O senador informou que, em março de 2015, o plenário da Casa receberá o grande economista francês, Thomas Piketty, para um debate com a comunidade pensante brasileira.

?Através de dados estatísticos, Piketty defende em “O capital do século XXI” a tendência inata do capitalismo de concentrar a riqueza nas mãos de poucos. Na controversa obra, o premiado economista conclui que o crescimento econômico não solucionará as desigualdades sociais e propõe o combate a tal tendência por ameaçar a democracia.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close