Saúde

Posto de Saúde de São Joaquim está passando por momentos difíceis

Posto de Saúde de São Joaquim

Falta d’água, problemas com infraestrutura e portas fechadas durante a madrugada

Ginho Biolo
Vereador Guinho Biolo checando a constante falta de água ocasionada por vazamentos no Posto de Saúde de São Joaquim

Os próprios funcionários do Posto de Saúde reclamaram que estão há cerca de 3 semanas sem água no Posto central de São Joaquim, além dos problemas hidráulicos o Posto ainda está com déficit de medicamentos, déficit de materiais e problemas em sua infraestrutura como a parte de esgoto e a parte elétrica.

O próprio Vereador Jeferson Biolo (Guinho) foi pessoalmente checar os problemas e voltou de lá estarrecido com o que presenciou: “Não posso acreditar no que estamos vendo, verifiquei que tanto os funcionários quanto os pacientes portavam garrafinhas d’água porque no Posto de Saúde não havia água, os banheiros estavam interditados… E quem está pagando por isto tudo?” Indagou o Vereador.

O Posto de Saúde passou por uns maus bocados com torneiras secas, vazamentos nas fossas sépticas, banheiros interditados, vasos mal colocados gerando ainda mais vazamentos, alagamento de corredores, infiltrações e desperdícios. O fato já ocorre há mais de dois meses, gerando uma exorbitante conta d’água.

A rede elétrica também não suporta o uso de alguns equipamentos por ser muito antiga tornado os inúteis Apenas duas serventes limpam todo o Posto de Saúde onde já foram cerca de 7 funcionários responsáveis pela função. Elas precisão puxar água do piso superior para poder limpar o restante das instalações e passam boa parte da manhã tentando secar os corredores alagados.

Funcionários confirmam a precariedade no funcionamento do Posto, temos que ceder o banheiro de uso exclusivo dos funcionários para a comunidade o que torna os dias tumultuados. Falta materiais básicos, inclusive de higiene pessoal, cada um traz o seu, não tem nem sacos de lixo, dificulta bastante a vida de quem limpa. Afirmaram os funcionários da Saúde.

Infiltrações no teto e paredes onde encontra-se a caixa d’água também preocupa a todos: “Temos medo, isso pode cair a qualquer momento.” salientou uma agente.

O lixo e a sujeira já tomou conta dos arredores do Posto de Saúde central em São Joaquim
O lixo e a sujeira já tomaram conta dos arredores do Posto de Saúde Central em São Joaquim

Procurada semana passada, a Secretária de Saúde Municipal Francine Matos, explicou que a prefeitura não tem profissional (encanador) para executar o serviço: -“Já fizemos ofício, licitação, solicitamos mais atenção da Prefeitura mas, infelizmente,  não existe ninguém para fazer isto.” Finalizou a Secretária de Saúde de São Joaquim Francine Mattos.

Informações não oficiais trazem agora a notícia que os problemas como falta de água foram resolvidos nesta quinta-feira (28). Porém ainda restam muitos outros entraves a serem solucionados como a higiene aos arredores, falta de materiais de saúde e de higiene e maior de todos: os problemas elétricos que ainda continuam sub judice por falhas da administração passada.

Porém, na semana passada outro episódio lamentável aconteceu no Posto de Saúde, as portas ficaram novamente fechadas durante a madrugada e os pacientes tiveram que esperar pelo lado de fora e no frio até o horário do atendimento para pegar as fichas ou consultar.

A Secretaria de Saúde foi novamente procurada, mas não foi possível falar com ela (mesmo deixando recado) até o final desta edição para comentar sobre o novo a episódio…

 Lei da mordaça…

Após as denúncias, os funcionários públicos da saúde receberam ofícios da própria Secretaria de Saúde proibindo-os de se manifestaram diante da imprensa.

Banheiros Posto de Saúde
Segundo informações os banheiros ficaram interditados por mais de três semanas

O mato também já tomou consta dos arredores do Posto de Saúde...
O mato também já tomou consta dos arredores do Posto de Saúde…

Nos corredores panos secam os vazamentos dos vasos sanitários enquanto do lado de fora o esgoto já está à céu aberto!
Nos corredores panos secam os vazamentos dos vasos sanitários enquanto do lado de fora o esgoto já está à céu aberto!

Infiltração nas paredes internas e externas... Os funcionários temem que a caixa d'agua de 10.000 litros desabe
Infiltração nas paredes internas e externas… Os funcionários temem que a caixa d’agua de 10.000 litros desabe…

 

Aqui uma gambiarra garante a saída do esgoto e gorduras pelo ralo pluvial
Aqui uma gambiarra garante a saída do esgoto e gorduras pelo ralo pluvial

Imagens Taila Mendonça

 

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close