Saúde

Pesquisa descobre que chocolate brasileiro contém cadmio e chumbo

chocolate

Natasha Romanzoti para Agência São Joaquim Online

Cientistas do Instituto de Química da Universidade de Campinas descobriram que amostras comerciais de chocolates compradas no Brasil contêm diferentes níveis de chumbo e cádmio que podem causar problemas de saúde.

Estes níveis estão ligados a quanto cacau um produto possui.

O chocolate tem muitos benefícios potenciais à saúde, devido aos altos níveis de flavonoides e antioxidantes no seu ingrediente principal, o cacau. No entanto, outros componentes indesejáveis podem ser encontrados no doce.

Estudos anteriores mostraram que as culturas de cacau podem absorver chumbo e cádmio, dois metais que ocorrem naturalmente.

O chumbo pode causar dor abdominal, dores de cabeça e anemia em adultos. Em crianças, pode causar alterações comportamentais e atraso de linguagem, entre outros problemas. Por sua vez, o cádmio pode causar danos a vários órgãos. Também tem efeitos similares ao estrogênio e perturba alguns hormônios.

Preocupados que o chocolate pudesse conter chumbo e cádmio por conta do cacau, Solange Cadore e seus colegas resolveram analisar amostras comerciais do produto.

Os pesquisadores testaram 30 chocolates ao leite, brancos e amargos comprados no Brasil. A maioria era de marcas brasileiras.

Eles descobriram que chocolates amargos tinham as maiores quantidades de chumbo e cádmio, mas todos os níveis estavam abaixo dos limites máximos de consumo no Brasil, na União Europeia e segundo a Organização Mundial da Saúde.

Os EUA, no entanto, recomendam que o nível de chumbo no doce não seja superior a 100 nanogramas por grama (ng/g), e duas amostras superaram esse limiar em cerca de 30 a 40 ng/g.

Os pesquisadores apontam que apenas uma fração do chumbo ou cádmio seria absorvida na corrente sanguínea da pessoa, mas os níveis encontrados no chocolate amargo ainda assim são alarmantes.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close