Serra Catarinense

Turismo rural recebe apoio em Urubici

turismo rural

Nina Velho para Agência São Joaquim Online

O município de Urubici, na Serra Catarinense, destino turístico conhecido nacionalmente pelas belezas naturais e clima ameno da montanha, aposta no turismo rural como forma de apoiar o pequeno agricultor e estruturar roteiros que ofereçam aos visitantes o contato com a vida no campo. Neste sentido, estão sendo desenvolvidas ações de apoio ao setor como melhorias nas estradas, construção de hospedagens, sinalização turística e equipamento para centro de atendimento ao turista na cidade. Um total de 14 famílias, das localidades de Santa Tereza, São Francisco, São Pedro e Campestre, fazem parte de projeto que integra o Programa SC Rural, do Governo do Estado.

Na última quinta-feira, 04 de setembro, uma das ações foi efetivada com a entrega de móveis e equipamentos para a estruturação do Centro de Atendimento ao Turista – CAT, que deverá estar em funcionamento até o final do ano em uma parte do antigo Ceasa que passará por reforma. Móveis rústicos como mesas e armários, além de cadeiras, bancos e lareira, e equipamentos como TV 42 polegadas, projetor multimídia, caixas de som e computador portátil, foram alguns dos itens repassados ao município, adquiridos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, em processo de licitação que iniciou em dezembro de 2013. Também foram contemplados com equipamentos para os CATs, os municípios de Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema e Bom Jardim da Serra.

Já na parte de infraestrutura, através de convênio com a Prefeitura, está em execução a obra de melhoria nas estradas municipais nas localidades de São Francisco e Baiano, em um total de 17,3 Km para acesso às propriedades rurais que irão oferecer os serviços turísticos. Serão investidos R$ 918 milhões em terraplanagem, colocação de diversos bueiros, alargamento de pista e paisagismo. Outra ação do programa, conduzida com o apoio do escritório local da Epagri, foi a construção de 11 chalés para hospedagem, com investimento total de R$ 435 mil, sendo 50% do valor financiado pelos agricultores familiares. Para completar o roteiro, também será disponibilizada a sinalização turística, com um total de 21 placas e um painel, adquiridos através de licitação pela SDR São Joaquim.

O roteiro de turismo na agricultura familiar de Urubici deverá ser lançado em outubro. “Estruturar o turismo rural é uma forma apoiar às famílias que vivem no campo através da geração de renda e agregação de valor aos produtos e atividades rurais”, afirmou a secretária Regional Solange Scortegagna Pagani.

Sobre o SC Rural

O Programa SC Rural, iniciado em 2010, é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial – BIRD. O objetivo é consolidar a política pública para o desenvolvimento do meio rural, através do apoio a planos e projetos que objetivem aumentar a competitividade das organizações da agricultura familiar por meio do fortalecimento e estruturação das suas cadeias produtivas.  A responsabilidade direta pela coordenação do Programa é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, através da Secretaria Executiva Estadual do SC Rural, tendo como executoras suas empresas vinculadas: Epagri e Cidasc, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, Secretaria de Infraestrutura – SIE, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte – SOL, Fatma, Secretarias Regionais e Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

Fotos: Sérgio Lima e Cláudia Schmitz/Prefeitura e Epagri de Urubici

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close