Serra Catarinense

Região está a um passo da equivalência do Serviço de Inspeção Brasileiro

amures

Agnes Samantha para Agência São Joaquim Online

Os técnicos responsáveis pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM da região da Amures participaram nessa terça-feira (09) de uma reunião de planejamento de metas para adequação ao Serviço de Inspeção Brasileiro – SISBI. Foi o segundo encontro do ano com a participação de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e de alimentos e técnicos agrícolas dos 17 municípios da região, no evento organizado pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA.

Os técnicos fizeram uma avaliação do intercâmbio de uma semana realizado em São Miguel do Oeste no Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local – CONSAD no mês passado, o primeiro consórcio do Brasil a participar do SISBI. No extremooeste catarinense a visita técnica foi realizada nos estabelecimentos de produtos de origem animal nas categorias de carne (abate e fábricas de produtos cárneos), laticínios e queijarias, beneficiamento de mel, ovos e pescado.

A avaliação foi positiva quanto à organização do serviço, a capacidade e atuação dos técnicos responsáveis pela inspeção, e a geração de registros auditáveis que juntos conferem segurança, qualidade e inocuidade dos produtos comercializados pelas agroindústrias participantes do SISBI. A troca de experiências com o consórcio do Extremo Oeste ajudou a qualificar o processode legalização sanitária das agroindústrias da serra com vistas à obtenção do selo de inspeção municipal e brasileiro.

A reunião definiu os estabelecimentos de carne, leite, ovos e mel que serão submetidos à avaliação pelo Ministério da Agricultura e Secretaria de Estado da Agricultura que são as instâncias intermediária e superior do sistema brasileiro de inspeção. A meta agora é a revisão documental e a avalição da implementação dos programas de boas práticas de fabricação e dos procedimentos padrões de higiene operacional nestes estabelecimentos pelo serviço de inspeção para receber a auditoria do MAPA neste ano.

“A conquista do reconhecimento da equivalência do nosso serviço de inspeção municipal ao brasileiro vai possibilitar a comercialização dos produtos das agroindústrias da serra catarinense em todo o território nacional” comentou Selênio Sartori, engenheiro agrônomo.

No encerramento da capacitação os veterinários foram homenageados, em comemoração ao dia do Médico Veterinário, 9 de setembro.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close