Estado

IML inicia atendimento em São Joaquim

IML SJ (2)

Nina Velho para Agência São Joaquim Online

O Núcleo do Instituto Geral de Perícias – IGP amplia os serviços prestados à região a partir desta quinta-feira, 11, com a implantação do Instituto de Medicina Legal – IML no município de São Joaquim. Uma vez por semana, todas as quintas-feiras, o médico legista Hélio Pfützenreuter, atenderá na sala de perícia médica no prédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR.  O objetivo é facilitar o atendimento ao cidadão nos exames de lesões corporais, que até então eram realizados na cidade de Lages, distante 80 quilômetros.

A implantação do setor de medicina legal em São Joaquim atenderá 95% das ocorrências dos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urubici e Urupema. O gerente mesorregional do IGP, Marcos Antônio Bubniak, responsável pelas Regionais de Lages, São Joaquim e Curitibanos, destacou e agradeceu o empenho da secretária Solange Pagani na disponibilização do espaço na SDR. “Conseguiremos prestar serviços mais abrangentes em São Joaquim, evitando que as pessoas se desloquem à Lages. E se houver necessidade, com aumento significativo da demanda, o médico poderá vir mais de uma vez por semana”, afirmou. Segundo Marcos, apenas exames de necropsia e crimes sexuais continuarão sendo realizados na unidade de Lages.

IML SJ (3)Além do IML, o setor de criminalística do IGP São Joaquim, que até então funcionava na Delegacia de Polícia, no Bairro Martorano, também passou a atender no prédio da Regional a partir desta semana, com horário de funcionamento das 8 às 19 horas. O setor de identificação, responsável pela emissão das carteiras de identidade, já estava no prédio da SDR desde 2012.  A equipe do IGP também receberá reforço a partir de 2015, com a contratação de três auxiliares de criminalística, cujas vagas deverão ser preenchidas após concurso público em andamento pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Satisfeita com a presença de toda a estrutura do IGP na SDR, a secretária Solange Scortegagna Pagani destacou que a sede da Regional foi construída com o objetivo de facilitar o atendimento às pessoas, com agilidade e comodidade. “Este momento representa a parceria, um conjunto de esforços, para tornar mais efetivo o atendimento ao cidadão”, destacou Solange. Além da sua própria estrutura, a SDR abriga no mesmo local também a Cidasc, o escritório Local da Epagri e o Posto do Sine – Sistema Nacional de Emprego, que oferece confecção da Carteira de Trabalho, intermediação de mão-de-obra, captação de vagas de emprego, cursos de capacitação profissional e cadastro para o recebimento do Seguro Desemprego.

A instalação do IML contou com ainda com a presença do diretor administrativo e financeiro do IGP/SC, André de Farias, do perito criminal responsável pelo Núcleo Regional de Perícia em São Joaquim, Rafael Gazola e do supervisor do setor de identificação do IGP/SJ, Fernando Ramos Damasco.

IML SJ (5)


IML SJ (4)


IML SJ (1)

Imagens: São Joaquim Online / Nina Velho

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close