Clima

O Espetáculo da Florada das Cerejeiras na cidade de São Joaquim

Cerejeiras São Joaquim(9)
Imagem: Silvana Medeiros

As flores começam a surgir e a primavera está chegando.

A Estação Experimental da Epagri é  local mais disputado nesta época do ano em São Joaquim por fotógrafos e visitantes que fazem questão de registrar esta beleza sem igual.

Cerejeiras São Joaquim(3)

A cidade de São Joaquim conhecida nacionalmente como terra do frio tem outras formas de  mostrar seu turismo e as qualidades da cidade. Logo após os dias mais frios do ano com temperaturas negativas o mês de setembro inicia e com ele chega o chame da Florada das cerejeiras dando total brilho na cidade.Cerejeiras São Joaquim(1)
As cerejeiras podem ser vistas em diversos pontos de São Joaquim, nas praças elas ajudam a formar um belo contraste em maio as árvores verdes. As cerejeiras também estão espalhadas em jardins de moradores decorando residências , os local onde a cerejeira mais mostra sua beleza é na Estação Experimental da Epagri em São Joaquim. Dezenas de árvores cercam o lago o que faz se tornar um grande bosque florido refletindo no espelho d’ água.

Cerejeiras São Joaquim(2)

Cerejeiras São Joaquim(10)
Imagem: Silvana Medeiros

Curiosidades sobre a Cerejeira Sakura:

A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.

A Lenda

Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.

Cerejeiras São Joaquim(7)Origem

Hoje existe catalogado mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador SAGA em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o HANAMI (APRECIAÇÃO DAS FLORES).

Associação das Cerejeiras

Cerejeiras São Joaquim(8)No Japão cada cidade qualquer que seja o tamanho há uma associação de cerejeiras onde normalmente o prefeito é o seu presidente. A NIHON SAKURA NO KAI é a Associação das cerejeiras do Japão, como se fosse uma Federação das Cerejeiras onde o presidente é o próprio Presidente da Dieta.
A florada da cerejeira é um acontecimento nacional. Mais de cem milhões de japoneses aguardam o desabrochar da SAKURA com muita ansiedade. Diariamente os meios de comunicação emitem juntamente com o serviço de meteorologia as localidades de floradas. Nesta época o Japão inteiro entra em festividades para apreciar esta flor tão bela e tão fugaz que dura apenas alguns dias.

Cerejeiras São Joaquim(4)Nesta época, NIHON SAKURA NO KAI patrocina uma reunião nacional com a presença de grandes números de prefeitos, presidentes das Associações. Esta é o grande acontecimento do Japão, onde são apresentadas também rainhas de cerejeiras de várias cidades japonesas. Alguns países também costumam se representar como Estados Unidos, Canadá, Alemanha e outros. O Brasil chegou a se representar através da Associação das Cerejeiras do Brasil por sete anos consecutivos com as suas rainhas. Flores de cerejeira são curtidas em sal no Japão e servidas na forma de chá em casamentos, para que os noivos sejam felizes.

Informações extraídas do site www.flordecerejeira.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close