Câmara de Vereadores

Novos vereadores joaquinenses – Sessão de Diplomação e posse dos Vereadores Mirins

Câmara Mirim (1)

Em Sessão Solene, foi realizado dia 17 de Setembro a Diplomação e a Posse dos Vereadores Mirins. As 15 horas no Plenário da Câmara que contou a presença de autoridades,diretores, professores,pais,e alunos da rede Pública de ensino, Estadual e Municipal. O Projeto Vereadores Mirins, é um sonho que torna-se realidade, sonho este, do saudoso Vereador Nazareno Domiciano da Rosa que foi sedimentado pelo o Presidente da Câmara Vereador Maurício Yamashiro, que através de Decreto Legislativo 001/2014 o qual Instituiu a modalidade.

O processo para o desenvolvimento do Projeto passou por amplo relacionamento entre a Câmara Municipal de São Joaquim e a comunidade escolar, que foi receptiva. Quanto aos alunos, estes foram indicados e passaram por eleição cada qual em sua respectiva escola, e, escolhidos por votação através de seus colegas.


 

Câmara Mirim (13)Vereadores Mirins

Aline Azi de Lima

Daniela Rodrigues

Diovana Ioli Silva Lima

Ellen Cristina Silva Vargas

Emilly Aparecida Carbonar

Gustavo Lima

Lisandra Regina Matos Porto

Mailson Deves de Oliveira

Maria Eduarda Vargas de Oliveira

Natan Santos Orêncio

Thiago Guedes Ribeiro


 

Câmara Mirim (79)Suplentes

Dhenifer Ludvich Costa

Eliezer Ventura da Silva

Franciely Borges Padilha

Jhonatan Ribeiro Goulart

Karoline Furtado Martins

Maria Eduarda Gomes Barbosa

Mateus da Silva Garcia

Regielen Warmeling Medeiros

Weslei Adrade Esquio

Os eleitos foram diplomados conforme o disposto que consta na Lei Orgânica Municipal, seguindo também o que determina o Regimento Interno do Legislativo. Os procedimentos e trâmites Legais foi seguido de forma fiel. Para contemplar um maior número de alunos foi estabelecido o número de onze Vereadores Mirins, e não ao número de Vereadores que atualmente são nove. A rede particular de ensino também foi convidada à participar,porém declinaram do convite ao qual se propuseram a participar em outra oportunidade.

Adolescentes e Jovens com sua energia poderá ver e fazer a política de modo diferente, e contribuir de forma significativa para o despertar de novas lideranças, que busque equacionar as dificuldades pela qual muitas vezes passam os habitantes de nossa cidade. Segundo a concepção do Presidente Yamashiro, é de fundamental importância a participação ativa na política para surgirem novas lideranças, novas idéias em busca da soma de soluções. Ainda cabe destacar que os Vereadores Mirins aprendem como é desenvolvido desde como fazer Proposições, Projetos de Lei,e todo o trâmite Legal da Câmara Municipal.

Vereadores Mirins Elegem Mesa Diretora
Câmara Mirim (7)Após a Diplomação e tomada de Posse, foi eleita a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores Mirins. Que após o Voto Secreto e o seu escrutínio ficou assim constituído:

Presidente – Aline Azzi de Lima

Vice Presidente –  Lisandra Regina Matos Porto

1º Secretário – Daniela Rodrigues

2º Secretário – Diovana Ioli Silva de Lima

Tem previsão para a realização de pelo menos uma Sessão a cada mês.A próxima Sessão já foi marcada para o dia 24/09 as 15 horas no Plenário da Câmara, e, é aberta à toda comunidade.

Diplomados nesta Quarta feira dia 17, as 15 horas, em Sessão Especial no Plenário da Câmara de Vereadores, os adolescentes e jovens escolhidos previamente dentro das Instituições escolares de ensino; (Municipal e Estadual) para atuarem na função de Vereador. O projeto Parlamento Mirim, ou Vereadores Mirins, já é conhecido em algumas regiões do Brasil, porém, com nomes diferentes, e com projetos que são montados de acordo com as diferentes peculiaridades regionais. O projeto que começa a ganhar espaço em São Joaquim, era um sonho do saudoso Vereador Nazareno Domiciano da Rosa, que teve a oportunidade de assistir a uma Sessão em Santa Catarina, ficou encantado com a idéia, da qual compartilhou com os seus pares, (vereadores) que iria implantar em nosso Município.Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Joaquim,Vereador Mauricio Yamashiro – “ a viabilidade do Projeto está sendo colocado em prática aqui no Município graças ao bom relacionamento com a comunidade escolar que foi receptiva ao Projeto.E, de cuja realização, vem de um anseio do Nazareno de saudosa memória, e fortalece o despertar do interesse de jovens e adolescentes para a política. Precisamos de renovação de lideranças para que essas não se tornem escassas, e que esses jovens aprendam como funcionam as atividades Parlamentares no âmbito Municipal, ou seja, como são elaborados e apresentados os Projetos, as Leis, e as Proposições”. Aguardamos a Presença da comunidade Joaquinense.

Confiras as imagens:

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close