São Joaquim

Qual o objetivo do Rotary

rotary

Primeiro, desenvolver o companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir. Segundo, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional. Terceiro, a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e por último, aproximar os profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. Cada ano rotário possui um lema, o deste ano é “Faça o Rotary Brilhar”.

Como funciona o Rotary?

O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e igualmente importantes: clube (Rotary Club), distrito e Rotary International (RI). No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais na cidade.

Os clubes são reunidos em distritos, distribuídos geograficamente de modo a reunir cerca de 1000 rotarianos cada. No Brasil há 38 distritos. Cada distrito é administrado por um governador distrital com mandato de um ano. A função do governador é estimular a convivência e o trabalho dos clubes. Os distritos promovem encontros anuais para treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social.

O conjunto dos mais de 500 distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary International, entidade coordenadora e normatizadora dos clubes. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.

O que fazem os Rotarianos?

Os membros se reúnem semanalmente com o objetivo de unir esforços e recursos financeiros a fim de financiar projetos de ajuda a pessoas carentes e comunidades necessitadas.

Alguns Rotarianos famosos

1. Neil Armstrong, Astronauta e primeiro homem a pisar na lua, EUA (Rotary Club de Wapakoneta, EUA)

2. Príncipe Bernhard, Holanda (Rotary Club de Amsterdam, Holanda)

3.Sir Winston Churchill, Primeiro-ministro, Inglaterra (Rotary Club de London, Inglaterra)

4. Walt Disney, Cineasta, EUA (Rotary Club de Palm Springs, EUA)

5. Thomas A. Edison, Inventor, EUA (Rotary Club de Orange, EUA)

6. Rei Carl XVI Gustaf, Suécia (Rotary Club de Stockholm, Suécia)

7. John F. Kennedy, Presidente, EUA (Rotary Club de Hyannis, EUA)

8. Franklin D. Roosevelt, Presidente, EUA (Rotary Club de Albany, EUA)

9. Margaret Thatcher, Primeira-ministra, Inglaterra (Rotary Club de Westminster East, Inglaterra)

10. Woodrow Wilson, Presidente e Prêmio Nobel da Paz, EUA (Rotary Club de Birmingham, EUA)

11. Willy Zumblick, Pintor e escultor, Brasil (Rotary Club de Tubarão, Brasil)

Na próxima matéria continuaremos com a história do ROTARY pelo mundo. Informações fornecidas pelo Rotary Club de São Joaquim Fundado: 20?06?1980

Responsável: Italia Costa

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close