Eleições 2014

Justiça Eleitoral esclarece dúvidas de eleitores por telefone

Eleições 2014

Por Rafael Spricigo

O eleitor que estiver com dúvidas a respeito de onde deve votar, que documentos deve levar no dia da eleição, ente outras temas, poderá ter a resposta às suas perguntas através do Disque Eleitor, serviço telefônico disponibilizado pela Justiça Eleitoral catarinense. O atendimento terá início em 25 de setembro e se estende até o cinco de outubro pelo telefone 0800-648-3310. A ligação é gratuita.

Atenção! Antes de ligar para o número informado, veja se sua pergunta já foi respondida na página de Tira Dúvidas do Eleitor, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A intenção é priorizar o atendimento às pessoas que não possuem acesso à internet e não possuem outra maneira de se comunicar com a Justiça Eleitoral.

O serviço de atendimento por telefone funcionará entre 25 de setembro e cinco de outubro, data da eleição. O objetivo é criar um canal de comunicação direto com o eleitor para que as dúvidas sejam sanadas e o cidadão possa exercer seu direito ao voto de forma tranqüila.

Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo, na legenda, etc.); prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins, a expectativa é que a procura pelo serviço seja intensa. “Neste ano temos novas informações no processo eleitoral – como o uso da identificação biométrica -, o que pode gerar novas dúvidas entre os eleitores”, avaliou.

Em 2012, ano em que foram realizadas as eleições municipais, o serviço atendeu um total de 12.061 ligações. A maioria girava em torno de informações sobre o título de eleitor (número, segunda via, transferência, etc.), local de votação e justificativa do voto.

Expediente


De 25/9 a 26/9 – das 12h às 19h;

De 27/9 a 28/9 (sábado e domingo) – das 14h às 19h;

De 29/9 a 3/10 (segunda a sexta) – das 9h às 19h;

Em 4/10 (sábado, dia anterior às eleições) – das 9h às 21h;

Domingo (dia da votação) – das 7h às 19h.

Atendimento

Ao todo, 35 servidores da Justiça Eleitoral foram capacitados e distribuídos em escala para atender às demandas da população.

Informações úteis

O eleitor que quiser consultar o número do seu título eleitora ou verificar seu local de votação pode fazer a pesquisa diretamente no site do TRE-SC.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close