Agora

Municípios da SDR São Joaquim receberão orientações sobre direito do idoso

Idosos

Por Nina Velho

 

Gestores, conselheiros e lideranças dos seis municípios que compõem a Regional de São Joaquim receberão orientações sobre o direito da pessoa idosa. A capacitação, promovida pelo Conselho Estadual do Idoso – CEI/SC, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, será de 14 a 17 de outubro, das 8h30min às 17h30 min. O local é no auditório da SDR em São Joaquim.

Segundo da Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR, Ingrid Arruda da Rosa, o objetivo é fortalecer os conselhos municipais existentes e incentivar a criação de novos. Neste sentido, a capacitação será dividida em três módulos: Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso; Conselho de Direitos do Idoso; e Ferramentas e instrumentos de gestão financeira e da política do idoso.

O Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC) é composto por 28 representantes, entre governamentais e não governamentais e seus respectivos suplentes. Entre as finalidades do CEI estão: a definição da política social do idoso a partir de estudos e pesquisas; a proposição de medidas que assegurem o exercício dos direitos do idoso; além da promoção da integração de instituições que atuem em favor do idoso.

De acordo com o Relatório do Banco Mundial (Bird), de 2011, o Brasil envelhecerá mais rápido do que os países desenvolvidos. Enquanto países como a França levaram mais de um século para ter um aumento de 7% para 14% da população acima de 65 anos ou mais, o Brasil precisa de apenas duas décadas para atingir os mesmos números, de 2011 a 2031.

O documento “Envelhecendo em um Brasil mais velho” prevê que a população idosa no Brasil, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, será de 49% em 2050. Ainda segundo o documento, em números absolutos, os idosos brasileiros eram 2,6 milhões em 1950; 19,6 milhões em 2010 e serão 64 milhões em 2050.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close