Serra Catarinense

Expolages recebe o curso de Jurados de bovinos

image002

Por  Puel

Esta será a primeira vez que o curso de Atualização e Julgamento Jacob Momm Filho será realizado fora do Rio Grande do Sul. Organizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o evento ocorre nos dias 16 e 17 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, durante a Expolages. Em Santa Catarina, Lages foi escolhida por sediar uma das mais importantes e tradicionais exposições agropecuárias do Sul do país.

O curso é gratuito e tem o objetivo de indicar o que é importante observar numa avaliação funcional de bovinos, melhoramento genético, cruzamento industrial e eficiência no negócio pecuário. O organizador local, Edson Colombo, diz que esse curso será uma oportunidade para fomentar e disseminar o conhecimento, dando oportunidade ao participante de ter noções gerais do julgamento.

As atividades são direcionadas a estudantes, pecuaristas e amantes do setor. As vagas são limitadas a participação de 85 pessoas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (49) 9982 1632.

O curso será divido em dois momentos. A palestra está marcada para a quinta-feira (16), às 18h30min, no Auditório do Sindicato Rural. Na sexta (17), às 8h, na pista de julgamento, serão realizadas as aulas práticas. O curso será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul , Joal José Brazalle Leal. Ele é um dos responsáveis pela formação das raças sintéticas no Brasil. Possui ampla experiência com as raças Hereford e Braford, sendo um dos mais importantes jurados da raça no mundo por sua visão é diferenciada.

Quem integra o grupo de palestrantes é o inspetor técnico credenciado da ABHB, Gustavo Brusque Issacsson, um profundo conhecedor das raças e dos criatórios de Hereford e Braford no Brasil e no mundo. Com uma visão moderna, ele está conectado com a realidade da pecuária brasileira. Os ensinamentos sobre avaliação funcional de bovinos de corte podem contribuir para o dia-a-dia de quem busca melhoria no rebanho.

O médico veterinário Diego Kasali é um dos profissionais mais atuantes na área de consultoria genética no Rio Grande de Sul e também estará no evento. Ele trabalha há mais de 10 anos com exposições e julgamentos. Além disso, ocupa o cargo de gerente de fomento de ABHB e vai falar sobre como as raças HB podem contribuir para uma pecuária mais lucrativa.

Dr. Jacob Momm Filho (in memorian) – o catarinense foi muito importante para o desenvolvimento das raças Hereford e Braford no Brasil. O curso que leva seu nome está na 12ª edição no Rio Grande do Sul
Juntamente nos dias 16 e 17  :

curso jurado

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close