Especial

Rotary São Joaquim aderiu ao movimento Outubro Rosa

Rotary - Outubro Rosa

O câncer de mama é hoje um grave problema de saúde pública. É a neoplasia que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil.A cada ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no país.

O número de novos casos vem crescendo em todo o mundo, mas em muitos países desenvolvidos, como nos EUA e na Europa, as taxas de mortalidade vêm caindo ano após ano. Infelizmente essa realidade é diferente no Brasil, aqui os gráficos mostram que a curva da mortalidade vem aumentando.

Em Santa Catarina estima-se 1.850 casos novos.

Rotary - Outubro Rosa(01)Como nosso Estado está aparelhado para atender a demanda
Santa Catarina tem hoje distribuídos em seu território 134 mamógrafos simples, sendo 83 do Sistema Único de Saúde (SUS). E possui outros 20 mamógrafos com estereotaxia, que permite a retirada de amostras de lesão mamária por meio de uma agulha introduzida na pele. Do total desses equipamentos, 10 são do SUS.

Onde se tratar em Santa Catarina O Centro de Pesquisa Oncológico (Cepon), localizado em Florianópolis, é a referência no estado para a realização do tratamento de diversos cânceres. Porém, as cirurgias são feitas também nos hospitais Celso Ramos, Hospital Regional de São José e Carmela Dutra.

A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para tratar e curar o Câncer de Mama.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close